Capela de Nossa Senhora da Ajuda

IPA.00006885
Portugal, Leiria, Marinha Grande, Vieira de Leiria
 
Arquitetura religiosa, seiscentista. Capela de nave única e capela-mor com cobertura interior em tectos de três planos.
Número IPA Antigo: PT021010020004
 
Registo visualizado 256 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única, capela-mor, sacristia (a N.), sineira (a S.) e alpendre (a O.). Volumes articulados na horizontalidade. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas sobre alpendre, nave e capela-mor, prolongando-se em aba corrida sobre sacristia. Frontespício orientado a O. em empena angular sobrepujado por cruz e aberto por porta recta e flanqueada por silhar de azulejos padrão azul e amarelo. Ressalto do alpendre em empena angular aberto por 3 vãos com contorno debruado por alhetas; sineira simples adossada à fachada. Fachada S. em empena recta, corpo da nave aberto por janelão gradeado, contraforte, reentrância separando o corpo da nave do da capela-mor, aberto por janelão gradeado. Fachada E. em empena escalenada, sendo o corpo da capela-mor cego e o da sacristia aberto por janela recta gradeada. Fachada N.: ressalto do corpo da sacristia, aberto por porta recta; corpo da nave aberto por janelão moldurado, com gradeamento ao centro, separado do alpendre por contraforte. INTERIOR: nave única de pavimento lajeado e cobertura em tecto de madeira disposto em três planos; silhar de azulejos padrão azuis e amarelos, sobre rodapé lajeado, prolongando-se até à sanca do alfiz que encima o arco triunfal pleno com data inscrita de 1629. Dois degraus recortados separam a nave da capela-mor de pavimento lajeado e tecto de madeira em três planos; silhar de azulejos idênticos aos da nave, revestimento do vão da janela, espelho do degrau e orla do altar-mor. Altar composto por 4 colunas estriadas no terço inferior e coroadas por capitéis rematados os laterais por 2 urnas, sustentando os centrais frontão de lanços interrompido por resplendor, sobre nicho abobadado. Iluminação feita mediante duas janelas da nave e uma janela na capela-mor.

Acessos

Lugar da Passagem: Rua de Vieira, Rua Campos do Lis

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação destacada e harmoniosa em adro murado sobrelevado, com três lanços de escada de acesso, um ao centro e dois laterais, rodeado de casario.

Descrição Complementar

Transcriçao do texto existente no "COUSEIRO ou Memórias do Bispado de Leiria" sobre a Ermida: "No logar da Passagem está uma ermida, da invocação de N. Senhora da Ajuda, feita no anno de 1614; os moradores do mesmo logar são obrigados á fabrica d'ella; consta do livro 3º do registo, a fl..30 v.º: a imagem da Senhora é de vulto."

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1614 - data inscrita em laje colocada sobre a verga do portal principal correspondendo à data da sua construção; 1629 - data inscrita sobre arco triunfal; 1835 - data inscrita na verga do portal principal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura mista.

Materiais

Estrutura de alvenaria e cantaria, laje, azulejos, madeira, rebocos.

Bibliografia

O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria, Braga, 1868, pp. 209.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2000 - picagem e reboco exterior; arranjo do alpendre; arranjo parcial das coberturas.

Observações

Segundo informações locais está prevista a demolição da capela para a construção de uma maior.

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1999

Actualização

Cecília Matias 2007
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login