Igreja Paroquial de Monte Real / Igreja de São João Baptista

IPA.00006879
Portugal, Leiria, Leiria, União das freguesias de Monte Real e Carvide
 
Arquitectura religiosa, setecentista. Igreja paroquial de nave única e capela-mor com tectos em madeira e com galilé e torre sineira adossadas ao frontispício.
Número IPA Antigo: PT021009160040
 
Registo visualizado 217 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por galilé, torre sineira e nave única; volumes articulados na horizontalidade; cobertura diferenciada em telhado de 2 águas sobre a nave e de 3 águas sobre galilé. Frontispício voltado a E., em empena angular rematado por cruz em pedra e flanqueado por 2 pináculos, aberto por portal recto e óculo a cuja altura se eleva galilé de 2 vãos; corpo destacado da torre sineira, delimitado por cunhais de cantaria e sobrepujado por 2 arcos sineiros alteados rematados por frontão angular de cornija saliente ladeado por 2 pináculos e encimado por cruz. Fachada N.: lanço de escada de acesso à torre sineira; corpo da nave de pano único em empena recta aberto por 2 janelas que flanqueiam contraforte. Fachada O. de pano único em empena angular aberto por óculo e sobrepujado por 2 pináculos e cruz. Fachada S.: corpo da nave, em empena recta, aberto por fresta e flanqueado por cunhal e contraforte, ao qual se adossa galilé aberta por arco sobre parapeito delimitado por 2 contrafortes. INTERIOR: nave única de pavimento em tijoleira disposta em espinha e cobertura em tecto de madeira em 3 planos; espaço do altar-mor diferenciado por pavimento em pedra; rodapé em azulejos azuis e amarelos; iluminação feita através de 2 óculos, 2 janelas e 1 fresta.

Acessos

Rua de D. Dinis; Largo da Rainha

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano; isolado; implantação harmoniosa e destacada com amplo adro murado ao qual se acede por escadaria de lanços divergentes, envolvendo cruzeiro de pedra que se situa frente à fachada principal, inscrito num círculo, elevando-se sobre base circular de haste vertical inteira. No morro fronteiro ergue-se os Paços Reais e Capela da Rainha Santa Isabel (v. PT021009160035) e o Casal da Rainha Santa (v. PT021009160166).

Descrição Complementar

No adro, frente à fachada principal, eleva-se sobre base circular um cruzeiro de haste vertical inteira, com a inscrição: I.N./ R.I./ 1810/ 100 DIAS DE INDULGÊNCIA/ A QUEM REZAR/ P.N. A.G./ PEL. AS/ AL. MAS/ P. A.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afetação.

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1723 - construção da igreja paroquial no local onde existira a ermida do mesmo nome; 1810 - o templo é incendiado aquando das invasões francesas; séc. 19, último quartel - reconstrução da igreja; 1928 - desmoronamento parcial do templo (o campanário não foi atingido), passando a servir de matriz a capela da Rainha Santa; 1935 - início da construção da nova matriz, devido ao desmoronamento da antiga e das más condições de acesso e de espaço da Capela da Rainha Santa; 1943 - é terminada e aberta ao culto a nova igreja matriz; 1950, 12 agosto - pedido do conservador de classificação como Monumento Nacional do velho campanário; 1950, 23 julho - no ofício nº 151 / 50 a Junta de Turismo de Monte Real refere à Direcção Geral da Fazenda Pública que embora sem valor artístico, importa conservar e proteger de vandalismo o campanário. Informa ainda que em 1947 um particular fez obras num prédio junto ao campanário para lá instalar uma taberna que tem a funcionar o que alarmou esta junta pelo que, por intermédio da Câmara Municipal de Leiria, pediu a conservação do campanário; 1951, 9 março - a Direcção dos Serviços dos Monumentos Nacionais informa que o campanário da antiga igreja, em bom estado de conservação parece defendido por natureza, visto que está em construção uma capela, não parecendo necessário encarar-se a sua classificação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria, telha, madeira, azulejos, rebocos.

Bibliografia

ALBERTO, Isidro da Piedade, Monte Real - Terra Histórica Ontem e Hoje, Ed. Região de Leiria, 1990; LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol. 5, Lisboa, 1875; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955; SOUSA, Acácio, SOUSA, Gentil Ferreira, CARDOSO, Levantamento do Património Edificado, Leiria, 1990.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; DGARQ/ADLeiria

Intervenção Realizada

1951 - construção da capela de São João Baptista adossada ao campanário.

Observações

A par da utilização cultual e devocional do templo, este funciona também como local de desenvolvimento de actividades de beneficiência.

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login