Igreja Paroquial de Genísio / Igreja de Santa Eulália

IPA.00006869
Portugal, Bragança, Miranda do Douro, Genísio
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, composta e nave única, com frontispício em empena truncada por dupla sineira, portal em arco abatido, interior com cantarias pintadas com motivos fitomórficos, e retábulos de talha dourada e policroma, barrocos e neoclássicos. Igreja barroca com frontispício em empena de cornija truncada por dupla sineira, seguindo o modelo de tantas outras igrejas do distrito suas contemporâneas. A sineira apresenta um alpendre, de uma água, em madeira telhada, sobre um varandim lajeado e com parapeito metálico, suportado por prumos de ferro, elemento característico da arquitectura religiosa da região de Miranda do Douro. As campanhas de obras e ampliação da igreja apresentam-se bem documentadas, através de datas inscritas em vários locais no interior. A ampliação da capela-mor não foi bem articulada com a nave, visto os arcos de duas capelas terem sido cortados. Os vãos das capelas, do arco triunfal, das janelas da nave, da porta de acesso à sacristia e o púlpito estão pintados, em tons de verde, vermelho, azul e cinza, com motivos fitomórficos possuindo, no entanto, as da capela-mor uma linguagem decorativa diferente, essencialmente imitando marmoreados.
Número IPA Antigo: PT010406050014
 
Registo visualizado 1096 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor, rectangulares, com sacristia, baptistério e anexos rectangulares, adossados a N.. Volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas. Fachadas, com aparelho de alvenaria irregular de granito à vista e com paramentos rebocados e caiados, percorridas por cornija saliente, tendo a capela-mor pilastras nos cunhais sobrepujadas por fogaréus e cruz sobre acrotério nas empenas. Fachada principal, orientada a O., rematada por cornija saliente que suporta sineira de duas janelas de arco pleno ladeadas por moldura com volutas e encimada por frontão triangular com pináculos e cruz sobre acrotério, ao centro. Portal de arco abatido sobre pilastras dóricas, apresentando na pedra de fecho cartela com a data 1792, sendo sublinhado por cornija saliente em forma de arco canopial, coroada por cruz assente em base concheada. Encima-o janela quadrifoliada. Fachada N. com porta de verga recta de acesso ao anexo. Fachada S. com porta de arco abatido na nave, janelas rectangulares na nave e na capela-mor. Fachada E. com janela na sacristia. INTERIOR rebocado e caiado e com lambril de azulejo de padrão azul, amarelo, sépia e branco; coro-alto assente em trave de madeira e balaustrada de madeira, e no sub-coro guarda-vento, pia de água benta, do lado da Epístola, escada de acesso ao coro, do lado do Evangelho, e dois confessionários, confrontantes, de vão em arco abatido, sublinhado por cornija saliente, sobreposta por cruz, apresentando porta de madeira com a metade superior gradeada. No lado do Evangelho, porta de verga recta, de acesso ao baptistério, púlpito semicircular, com mísula e parapeito pétreo; No lado da Epístola, porta de verga recta, ladeado por pia de água benta. Colateralmente, quatro capelas, de arco pleno, confrontantes, tendo entre elas retábulo pintado; as primeiras capelas têm retábulos de talha dourada e policroma e as outras duas também, mas surgem colocadas lateralmente ao arco triunfal. Arco triunfal pleno, moldurado, assente em pilastras dóricas, tendo na pedra de fecho voluta com cartela inscrita com a data 1787. Na capela-mor, porta de verga recta de acesso à sacristia, à esquerda. Altar-mor, sobrelevado e com acesso por dois degraus, com mesa de altar, em madeira, destacada, ostentando retábulo de talha policroma, albergando, centralmente, imagem do orago sobre trono. As cantarias interiores, do púlpito, arco triunfal e capialço das janelas têm o exterior e interior pintado com motivos fitomórficos policromos. Pavimento soalhado na nave e em lajes de granito na capela-mor. Tecto da nave e da capela-mor de perfil anguloso, de madeira, formando o da capela-mor caixotões pintados com motivos vegetalistas, tendo dois destes inscrições latinas e um outro a data 1795 inscrita.

Acessos

Bairro de Baixo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no centro da povoação junto ao cemitério paroquial, integração harmónica num largo murado e rodeado por árvores, com o pavimento asfaltado, sobrelevado em relação ao arruamento que o serve, com acesso principal por ampla escadaria que conduz ao portal da igreja, apresentando um cruzeiro junto a uma das entradas do adro.

Descrição Complementar

A sineira apresenta um alpendre, de uma água, em madeira telhada, sobre um varandim lajeado e com parapeito metálico, suportado por prumos de ferro, tendo acesso a partir do coro-alto. As pias de água benta são estriadas, tendo o remate superior concheado. A porta de acesso ao baptistério tem inscrita na padieira a data 1777. O púlpito, sobre mísula semiesférica moldurada superiormente e com remate inferior estriado, tem acesso a partir do anexo contíguo à sacristia, apresentando inscrita a data 1745. As capelas do topo da nave, de arco pleno assente em pilastras dóricas, encontram-se interrompidas pela parede onde se rasga o arco triunfal, incorporando-se nestas os altares que enquadram o arco triunfal, sendo em talha policroma, o de Nossa Senhora do Rosário, do lado do Evangelho, e em talha dourada e policroma, o de Santa Bárbara, no lado da Epístola. A pilastra esquerda do arco triunfal apresenta a inscrição: "IOZE MA(NU)EL D(E) M/IRANDA ABBA/DE DESTA IGR(EJ)A / MANDOU FAZ/ER ESTE ARCO / ANNO DE 1787 / E A CAPELLA M/OR NO 1792 / PEÇAM A DE/OS POR ELLE", e a pilastra oposta apresenta a inscrição: "METADE DESTE / ARCO PAGOU E / MANDOU FAZ/ER O POVO ANNO / DE 1787". Capela-mor com retábulo em talha dourada e policroma, tendo edículas laterais. O lajeado da capela-mor incorpora uma lápide sepulcral com a inscrição: "O ABBADE IOZE MANOEL DE MIRANDA / LEMBRANDOSSE DA MORTE MANDOU / FAZER A SEPULTURA EM VIDA / NO ANNO DE 1792". No adro encontra-se um cruzeiro com um soco de três degraus circulares, sobre o qual assenta plinto prismático, monolítico, de aresta superior chanfrada, com orifício para encaixe do fuste. Este, monolítico, de secção quadrangular com chanfro, decorado nas extremidades dos chanfros com ornatos esféricos e no topo com os Símbolos da Paixão, relevados, está encimado por uma cruz latina de secção quadrangular, com chanfro.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRE DE OBRAS: José Gonçalves (1792).

Cronologia

Séc. 13 - época provável de construção da igreja; 1745 - remodelação das paredes da nave e construção do púlpito; 1777 - construção do baptistério; 1787 - reconstrução do arco triunfal; 1792 - reconstrução da capela-mor e construção da torre sineira pelo mestre José Gonçalves, natural de Vila Praia de Âncora; 1795 - data inscrita no tecto da capela-mor; 2003, 15 maio - despacho de abertura do processo de classificação pelo Presidente do IPPAR, proferido sobre parecer do Conselho Consultivo; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria, com paramentos em aparelho de alvenaria irregular de granito à vista e rebocados e caiados, com vãos e cunhais em cantaria, paramentos interiores rebocados e pintados e revestidos de azulejos, sineira em cantaria, cobertura em madeira telhada, coro-alto em madeira, guarda-vento em madeira, púlpito em granito, altares em madeira, pavimentos em lajes graníticas e soalhado, portas de madeira, janelas gradeadas e envidraçadas, parapeito do varandim da sineira em ferro, cruzeiro em granito.

Bibliografia

MOURINHO, António Rodrigues, Arquitectura Religiosa da Diocese de Miranda do Douro - Bragança, Sendim, 1995, p. 150 - 155.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1995 - reparações das coberturas e pinturas dos rebocos; 1996 - restauro dos altares da nave.

Observações

O topo da nave, junto ao arco triunfal, apresenta, uma saliência correspondente ao espessamento das suas paredes, onde se rasgam as capelas que abrigam os altares laterais. As capelas do topo da nave foram afectadas pelas obras de remodelação da capela-mor, tendo sido truncadas no seu terço final.

Autor e Data

Alexandra Lima e Paulo Amaral 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login