Igreja Paroquial de Ifanes / Igreja de São Miguel

IPA.00006868
Portugal, Bragança, Miranda do Douro, União das freguesias de Ifanes e Paradela
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, composta e nave única, com fachada principal em empena com dupla sineira, portal de arco pleno com aduelas regulares, e capela-mor flanqueada por 2 capelas laterais com as quais comunica por arco pleno, possuindo retábulos de talha maneirista e barrocos de estilo joanino, de cunho popular. Igreja com a fachada principal e capela-mor volumetricamente muito mais altas do que a nave, revelando reformas na estrutura do imóvel com nítido abaixamento da nave, interiormente também visível no alteamento que se teve de fazer no tecto sobre os retábulos colaterais. A capela-mor e capelas laterais revelam uma construção mais erudita, com arcos plenos sobre pilastras ( ainda que nem todas tenham base ), com vestígios de pinturas de temática vegetalista, e tecto da capela-mor de caixotões, de cimento pintados, sobre cornija decorada com mísulas. A fachada principal apresenta um eixo de verticalidade dado pelo posicionamento do portal e da sineira e a estrutura desta segue o modelo comum nas igrejas do distrito suas contemporâneas, aqui com a variante de se erguer sobre cornija corrida e com um vão entre os dois sinos. A sineira tem um alpendre, de três águas, em madeira telhada, sobre um varandim lajeado e suportado por pilares pétreos, elemento característico da arquitectura religiosa da região de Miranda do Douro. Os altares das Almas, de Nossa Senhora do Rosário e o retábulo-mor, manifestam as sucessivas reformulações de que foram alvo, dado que apesar de terem uma gramática decorativa barroca e joanina, conservam a estrutura básica maneirista um pouco adulterada pela pintura que lhe confere forte carácter popular. Destaque ainda para a pia baptismal, de grandes dimensões, sem base, com taça, circular, decorada com estrias e com uma gruz grega; o púlpito com a data 1707 inscrita e o lavatório da sacristia, de bom talhe, com remate em arco pleno, concheado, torneira inscrita em carranca e pia circular.
Número IPA Antigo: PT010406060012
 
Registo visualizado 329 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única, rectangular, e capela-mor, quadrangular, com sacristia, anexo e baptistério, rectangulares, adossados a N., alpendre rectangular, a S. e capelas, rectangulares, adossadas à capela-mor, a N. e a S. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas. Fachadas, com aparelho de alvenaria regular de granito à vista e com paramentos rebocados e caiados, percorridas por embasamento avançado, tendo a capela-mor cornija saliente, com cunhais sobrepujados por fogaréus e cruz sobre acrotério nas empenas. Fachada principal, orientada a O., com portal de arco pleno, tendo as aduelas uma linha de extradorso regular, e rematada por cornija saliente suportando sineira, em empena, de duas janelas de arco pleno, sobrepujadas por janela de remate em arco pleno, apresentando pináculos e cruz sobre acrotério, ao centro. Janelo rectangular no alçado do baptistério. Fachada N. com porta de verga recta e janelos rectangulares na sacristia e anexo e janelas rectangulares na capela lateral e capela-mor. Fachada S. com janelas rectangulares na nave, capela lateral e capela-mor, porta de arco apontado na nave, precedido por alpendre. Interior rebocado e caiado, com embasamento pintado. No lado da Epístola, escada de acesso à sineira, pia de água benta e retábulo, em talha dourada e policroma, de invocação de Nossa Senhora do Rosário. No lado do Evangelho, baptistério, com acesso por porta de verga recta, apresenta uma pia baptismal, de grandes dimensões, sem base, com taça circular, decorada com estrias e com uma cruz grega; púlpito semicircular, sobre mísula semiesférica e parapeito pétreo, e retábulo às Almas, em talha dourada e policroma. Arco triunfal, de arco pleno, assente em pilastras toscanas, apresentando vestígios de pinturas policromas com motivos vegetalistas. Capela-mor com arcos diafragma, de arco pleno sobre pilastras, de comunicação com as capelas laterais, tendo altar-mor, sobrelevado e com acesso por três degraus, pentagonais, cerrados por balaustrada, com mesa de altar, em madeira, destacada, ostentando retábulo-mor em talha dourada e policroma, dedicado a São Miguel. A capela do lado do Evangelho, com porta de verga recta, a O. de acesso à sacristia, tem retábulo em talha dourada e policroma, e a capela do lado da Epístola tem retábulo em talha dourada e policroma. Pavimentos lajeados entre guias de granito. Tectos da nave e das capelas laterais de perfil anguloso, de madeira, tendo o da capela-mor caixotões, de tijolos e cal, pintados sobre cornija decorada por mísulas no limite dos caixotões.

Acessos

Lugar do Sagrado, Rua da Igreja; Travessa da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, integração harmónica num largo, calcetado e asfaltado, no centro da povoação, com um adro murado e pontuado por árvores, que envolve a fachada S., tendo pavimento em terra batida e com calçada de godo conduzindo à porta S., apresentando um cruzeiro junto a uma das entradas do adro.

Descrição Complementar

A sineira apresenta um alpendre, de uma água, em madeira telhada, com um varandim lajeado, sobre consolas de granito, e com parapeito em tijolo, suportado por prumos de cimento, fazendo-se o seu acesso por escada instalado junto à parede anterior da nave. O alpendre da fachada S. apresenta uma cobertura de uma água suportado por quatro colunas toscanas, assentes em dois troços de muro de alvenaria, rebocado e caiado, com guarnições em granito. O retábulo das Almas, em talha dourada e policroma, apresenta um painel pintado, sobrepujado por ático com imagem do Padre Eterno. O retábulo de Nossa Senhora do Rosário, em talha dourada e policroma, apresenta um ático desnudo enquadrado por duas aletas. Interior iluminado pela janela da nave, duas janela nas capelas laterais e três janelas na capela-mor. A sacristia apresenta um lavatório com remate em arco pleno, concheado, torneira inscrita em carranca e pia circular. No adro encontra-se um cruzeiro com um soco de dois degraus circulares, sobre o qual assenta plinto prismático, monolítico, com orifício para encaixe do fuste. Este, monolítico, de secção quadrangular com chanfro, decorado nas extremidades dos chanfros com ornatos esféricos, é rematado por cornija saliente, sendo encimado por uma cruz latina de secção quadrangular, com chanfro, com remate das hastes em botão.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 (conjectural) / 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: Lourenço Baptista (séc. 18).

Cronologia

Séc. 13 - época provável de construção da igreja; séc. 16 - remodelação da igreja; 1707 - construção do púlpito; 1746 - construção do lavabo da sacristia; séc. 18 - feitura do retábulo das Almas pelo entalhador Lourenço Baptista; 1961 - o Bispo D. Abílio Neves mandou substituir no retábulo das Almas o painel esculpido pela actual pintura; 2003, 15 Maio - despacho de abertura do processo de classificação; 2004 - início das obras na igreja, tendo sido removida a cobertura; 2005 - construção de uma cobertura metálica provisória; o IPPAR embargou as obras; 2012, 27 dezembro - publicação do Anúncio n.º 13814/2013, em DR, 2.º série, n.º 250, relativo ao arquivamento do procedimento de classificação da Igreja Paroquial de Ifanes.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria, com paramentos em aparelho de alvenaria regular de granito à vista e rebocados e caiados, com vãos e cunhais em cantaria, sineira em cantaria, cobertura em madeira telhada, cobertura da capela-mor em caixotões de tijolo e cal, altares em madeira, púlpito de pedra, balaustrada de madeira, pavimentos em lajes graníticas, portas de madeira, janelas gradeadas e envidraçadas, alpendre em granito com cobertura de madeira telhada, alpendre da sineira em granito, cimento e tijolo, cruzeiro em granito.

Bibliografia

MOURINHO (JÚNIOR), António Rodrigues, A talha nos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso nos séculos XVII e XVIII, s/l, 1984, p. 98 - 101; idem, Arquitectura Religiosa da Diocese de Miranda do Douro - Bragança, Sendim, 1995, p. 163 - 167; PINTO, Francisco, Obras na Igreja de Ifanes paradas, in Jornal de Notícias, 15 Janeiro 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Alexandra Lima e Paulo Amaral 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login