Capela de Santa Cruz em Campo de Jales

IPA.00006828
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Jales
 
Capela barroca de espaço único com planta rectangular simples e cobertura interior em abóbada, com cunhais marcados por pilastras sobrepujadas por pináculos, e fachada principal em empena de cornija, rasgada por amplo portal de volta perfeita, possivelmente já do séc. 19, albergando no interior cruzeiro com grupo escultórico em ambas as faces.
Número IPA Antigo: PT011713020027
 
Registo visualizado 371 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular de massa simples coberta por telhado de duas águas. Fachadas brancas rebocadas com embasamento granítico saliente, remate em friso e cornija moldurada, tendo pilastras sobrepujadas por pináculos de remate esférico sublinhando os cunhais. Fachada principal virada a SO. rasgada por amplo portal de volta perfeita assente em pilastras molduradas. Remate em empena sobrepujada por cruz latina sobre pedestal moldurado. Porta e bandeira metálicas envidraçadas tendo ao centro uma cruz latina e uma cartela com inscrição pintada a branco: "AQUI SE VENERA / SANTA CRUZ / DE CRISTO". Cravada no capitel da pilastra esquerda da fachada uma sineira de estrutura metálica. Nas fachadas laterais abrem-se duas janelas rectangulares de vão em rampa. Fachada posterior de remate em empena coroada por cruz latina idêntica à da fachada principal, abrindo-se no centro um óculo circular em rampa. INTERIOR de espaço único, pavimento lajeado com um degrau de supedâneo, paredes brancas rebocadas com cornija moldurada e tecto branco em abóbada de berço. Altar singelo de granito defronte de cruzeiro composto por plinto moldurado, fuste de secção rectangular com chanfros, esfera de grande dimensão encimada por cruz latina de secção rectangular com imagem escultórica de Cristo sobrepujada por cartela pintada de preto com a sigla "INRI", numa das faces e na outra, em baixo-relevo, uma representação vernacular da Virgem.

Acessos

Campo de Jales, Largo de Santa Cruz

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, na Serra da Padrela, isolada, disposta de flanco para um largo empedrado com cubo granítico, no interior do aglomerado, para onde se abrem construções de tipo vernacular e outras incaracterísticas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela / Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - provável construção; séc. 19 - provável abertura do portal axial; séc. 20 - adulterações.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, pavimento e cruzeiro de granito, cobertura de telha de aba-e-canudo, porta e sineira em ferro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão Fabriqueira: c. 1994 - reparação da porta e colocação de vidros espelhados; 1998 - pintura, limpeza da cantaria e electrificação.

Observações

O cruzeiro apresenta um forte contraste no tratamento da imagem de Cristo, que deve ter sido aplicada recentemente, e a imagem muito rústica, em baixo-relevo, na face oposta, parecendo ser uma representação da Virgem.

Autor e Data

Ricardo Teixeira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login