Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo / Templo da Murgeira

IPA.00006800
Portugal, Lisboa, Mafra, Mafra
 
Arquitectura religiosa rural barroca - capela Interessante exemplar de igreja barroca rural, evidenciando alguma erudição nas opções quanto ao vocabulário arquitectónico e quanto ao programa ornamental. Merecem menção, pela relativa raridade, a representação iconográfica da aparição de Nossa Senhora e ao religioso carmelita São Simão Stock, num registo azulejar setecentista da fachada principal.
Número IPA Antigo: PT031109090032
 
Registo visualizado 86 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 1 e 2 águas. Alçado principal (a O.) rasgado a eixo por portal de verga recta de emolduramento simples de cantaria com sugestão de entablamento, encimado por óculo rematado por ática triangular; é ladeado por 2 janelas de peito de verga curva e malheiro de ferro (que possibilitam a visualização directa para o interior do templo) articuladas com conversadeiras. Os vãos são sobrepujados por painéis azulejares policromos. O alçado é superiormente rematado por empena curva, exibindo pináculos e cruz ao centro. No alçado lateral S. adossado ao corpo da igreja, corpo (correspondente à sacristia) onde se reconhece ventana sineira. INTERIOR: totalmente ornado com pintura decorativa de marmoreados apresenta nave única com cobertura em abóbada de berço separada por cornija, reconhecendo-se a presença de cada lado, de 1 altar lateral, ambos inscritos em arcos de volta perfeita de cantaria e de púlpito do lado da Epístola; adossado à face interna da fachada, coro-alto. Arco triunfal de volta perfeita em cantaria, delimitado por 2 altares colaterais dispostos em chanfro precede a capela-mor com cobertura em abóbada de berço e, no muro de topo, retábulo em calcário composto por frontão triangular suportado por pilastras animadas por capitéis coríntios, a inscrever camarim com cobertura em abóbada de canhão albergando trono encimado por sacrário.

Acessos

Rua Pedro da Mota, EN 9, Murgeira. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,956532; long.: -9,314268

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, destacado, isolado por adro murado, junto da estrada

Descrição Complementar

Na fachada registos azulejares figurando: ao centro Nossa Senhora do Carmo como Nossa Senhora da Misericórdia; à esquerda: Nossa Senhora do Carmo com o Menino livrando almas do Purgatório (com o seu escapulário carmelitano); à direita: Aparição da Virgem a São Simão Stock.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, 1ª metade - provável construção do edifício; 1732 - data do registo azulejar da fachada; 1960 - encontrava-se em veneração na igreja uma imagem do Senhor dos Passos, oriunda da igreja paroquial de Santo André de Mafra.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos (séc. 18)

Bibliografia

FREIRE, João Paulo, Mafra, História, Bilbiografia e Notas, Mafra, 1928; AZEVEDO, Carlos, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. III, Lisboa, 1963; ASSUNÇÃO, Guilherme, Mafra. Efemérides do Concelho, Lisboa, 1967; FERREIRA, Fernando M., Património Cultural Construído do Concelho de Mafra: Freguesia de Mafra, Mafra, 1990 (texto policopiado); AAVV, Concelho de Mafra. Carta do Património. Freguesia de Mafra, Mafra, s.d. (texto policopiado)

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGA/TT: Memórias Paroquiais. Mafra, 1758; IGESPAR: IPPAR: pº nº 80/3(15)

Intervenção Realizada

Paróquia: Década de 80 - fechamento do adro.

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login