Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede

IPA.00006796
Portugal, Santarém, Santarém, Alcanede
 
Arquitectura religiosa, tardo-barroca, rococó. Igreja da Misericórdia de fachada de empena decorada, sineira sobre a parede do anexo posterior da igreja; nave com tecto em madeira de 3 planos, capela-mor com falsa abóbada estucada. Sala da Irmandade comunicando com o coro alto, antecedida de alpendre. Linguagem tardo-barroca e rococó na modinatura e decoração das molduras e frontões da fachada, no púlpito e nos altares da nave e capela-mor.
Número IPA Antigo: PT031416040062
 
Registo visualizado 106 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal, composta pela justaposição da nave e da capela-mor , a que se adossam anexos do lado E. e N.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas sobre a nave, capela-mor e anexo N., de 1 água sobre os anexos E.. Fachada principal virada a N., rematada por pequeno frontão em chaveta ladeado por fogaréus, coroando vertentes contracurvadas rematadas de motivos vegetalistas; abaixo do frontão um pelicano relevado rodeado por resplendor e encimado por plumas; na prumada dos cunhais fogaréus apoiados em acrotérios; no eixo da fachada rasga-se um portal de verga arquitravada e um janelão com frontão em chaveta e molduras com ornatos vegetalistas; no tímpano do frontão da janela a pomba do Espírito Santo, na verga da porta 2 inscrições em latim e a data de 1770. A E. da fachada principal, paramento de vertente inclinada antecedido por alpendre sobre colunas toscanas. Fachada lateral O. rasgada por 3 frestas e uma porta de verga recta. Fachada lateral E. composta por 2 corpos, de 1 e 2 pisos, onde funcionam os serviços da misericórdia, rasgados por janelas e uma porta de verga recta. Alçado posterior de empena triangular, com pequena sineira do lado O.. No INTERIOR a nave única é coberta por tecto de 3 planos em madeira. Sobre o portal o coro alto, com antepara de balaústres, apoiado em colunas toscanas; no subcoro cartelas rococó polícromas. No alçado lateral E. um púlpito em cantaria de caixa quadrangular assente numa coluna envolvida por acantos. Um silhar de azulejos de padrão seiscentista, em azul, verde e amarelo sobre branco, rodeia a nave. Sobre o arco triunfal semicircular, assente em pilares toscanos, decoração em estuques polícromos enquadrando o escudo nacional. Dispostos na diagonal 2 altares colaterais em pedra, de feição rococó, com nicho e frontão de plumas centrado por resplendor. Capela-mor com abóbada de arestas decorada de estuques, com cartela central com a pomba do Espírito Santo; nas paredes laterais painéis em estuque relevado com cenas figurativas: o casamento da Virgem, a Anunciação; o encontro entre a Virgem e Santa Isabel, a Fuga para o Egipto; no altar-mor um retábulo em estuque e mármore negro, rasgado por tribuna, rematado por frontão de aletas, encimadas por serafins.

Acessos

R. da Misericórdia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Implantada na parte antiga da povoação, na encosta do castelo, adaptada à inclinação do terreno, na confluência de 3 ruas. À sua frente um pequeno adro murado, com escadas de acesso. Do outro lado da rua o edifício dos antigos Paços do Concelho.

Descrição Complementar

Na verga da porta principal as seguintes inscrições: «Spiritus domini replevis orbem terrarum allelluya», «Veni Sancte Spiritus reple tuorum corda fidelitum et tui amoris in eis ignem acçende».

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1604, 24 Setembro - fundação da Misericórdia de Alcanede por Filipe II; séc. 17, 1ª metade - data provável de construção do templo; 1712 - o Padre Carvalho da Costa refere que a povoação tinha Misericórdia e Hospital; 1770 - data inscrita na verga do portal, assinalando a reconstrução da fachada; colocação dos altares e do púlpito; realização dos estuques; 1865, 9 Setembro - aprovação de novo Compromisso por carta régia.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave); Estrutura mista (capela-mor)

Materiais

Alvenaria de pedra, rebocada e pintada a branco. Pavimento em tijolo, madeira e cantaria. Tecto da nave em madeira, cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

COSTA, P. António Carvalho da, Corografia Portugueza..., 2.ª ed., tomo III, Braga, 1869 [1.ª ed. de 1712]; GOODOLPHIM, Costa, As Misericórdias, Lisboa, 1998 [ 1º ed. 1897 ]; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, Lisboa, 1949, vol. III; ALMEIDA, José António Ferreira de Almeida, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; MENDES, Octávio da Silva Paes, Santarém Monumental. Roteiro, Santarém, 1988; CRUZ, Joaquim do Vale, A vila de Alcanede, Santarém, 1995.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Santa Casa da Misericórdia de Alcanede: 1999 - reboco e pintura do exterior (em obras).

Observações

A Misericórdia possuía albergaria onde recolhia doentes temporariamente e prestava os seguintes socorros no séc 19: mandava conduzir para as Caldas da Rainha todos os pobres que se apresentavam com carta de guia e fornecia medicamentos aos pobres da freguesia.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login