Gruta do Caldeirão

IPA.00006792
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Além da Ribeira e Pedreira
 
Gruta funerária do paleolítico superior, eipsodicamente utilizada como abrigo, entre o Paleolítico Superior e o período visigótico.
Número IPA Antigo: PT031418100039
 
Registo visualizado 613 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Gruta artificial    

Descrição

Estreita galeria em meandro formada por 4 segmentos de tamanho desigual. A entrada, virada a S., é arredondada e de paredes lisas. A gruta, antes das escavações, apresentava uma sequência de sedimentos de matriz areno-argilosa, contendo calhaus e blocos de calcário de diferentes dimensões. No interior do depóstio sedimentar foram encontrados vestígios arqueológicos e faunísticos.

Acessos

Alto do Caldeirão, Pedreira, a c. de 7km a N. de Tomar - latitude: 39º 38' 54'' N., longitude: 8º 24' 54'' O. de Greenwich, altitude: 120 m..

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de 27 abril 1997)

Enquadramento

Rural, outeiro. Situada a 120 m. acima do nível do mar, domina um pequeno vale onde corre uma pequena linha de água na direcção do rio Nabão. A vegetação do local onde se encontra a gruta é de tipo maquis, embora na zona domine o eucaliptal. A gruta é antecedida por uma pequena plataforma.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: gruta artificial

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Pré-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável.

Cronologia

Paleolítico Superior - início da ocupação humana, testemunhada por artefactos em sílex e quartzito (raspadeiras, seixos afeiçoados, objectos de adorno); Neolítico - cerâmica de decoração cardial; cerâmica de decoração impressa e incisa não cardial; vasos lisos; material lítico (machados polidos em anfibolito, utensílios retocados); objectos de adorno em concha e rocha verde; Calcolítico e Idade do Bronze - cerâmica com decoração incisa; alfinete de cabeça espatulada; ponta de lança e anel em bronze; Idade do Ferro - fragmentos de urnas; cerâmica de decoração estampilhada; cossoiros; conta vítrea; período romano - fragmentos de «sigilata»; moedas; período visigótico - peças metálicas; fivelas; Idade Média - moedas da primeira dinastia.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

ZILHÃO, João, Gruta do Caldeirão. Relatório dos trabalhos arqueológicos da sondagem realizada em 1981, in Boletim Cultural e Informativo da Câmara Municipal de Tomar, nº 4, pp. 153-159; ZILHÃO, João, Escavação arqueológica na Gruta do Caldeirão. Relatório de 1982, in Boletim Cultural e Informativo da Câmara Municipal de Tomar, nº 7, pp. 139-208; ZILHÃO, João, Gruta do Caldeirão - relatório técnico e científico dos trabalhos arqueológicos realizados em 1983, in Boletim Cultural e Informativo da Câmara Municipal de Tomar, suplemento ao nº 1, pp. 33-46; ZILHãO, João, Gruta do Caldeirão - o Neolítico antigo, I.P.A.A., s.l, s.d.; REAL, Fernando, Estudo mineralógico de adornos de cor verde do Neolítico antigo da Gruta do Caldeirão, in ZILHÃO, João, Gruta do Caldeirão - o Neolítico antigo, pp. 315-319; BARNETT, William, The physical analysis of early Neolithic impressed pottery from Gruta do Caldeirão, in ZILHÃO, João, Gruta do Caldeirão - o Neolítico antigo, pp. 297-312; SILVA, A. P. Pinto da, SARAIVA, Isabel, Observações sobre a decoração de um vaso cerâmico do Neolítico Antigo da Gruta do Caldeirão, in ZILHÃO, João, Gruta do Caldeirão - o Neolítico antigo, pp. 313-314; JACKES, Mary, LUBELL, David, The Early Neolithic humain remains from Gruta do Caldeirão, in ZILHÃO, João, Gruta do Caldeirão - o Neolítico antigo, pp. 259-295; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71949 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Escavações dirigidas por João Zilhão: 1979 / 1981 - primeiras sondagens, levantamento da planta e perfis topográficos, quadriculagem; 1982 / 1986 - escavação em extensão; 1987 / 1988 - sondagens dos níveis de base.

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login