Igreja Paroquial de Fratel / Igreja de São Pedro

IPA.00006753
Portugal, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Fratel
 
Arquitectura religiosa, quinhentista. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT020511010007
 
Registo visualizado 91 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave, sacristia, torre sineira, capela-mor mais estreita e baixa, anexo e baptistério. Volumes de disposição na horizontal, rebocados e pintados a branco. Cobertura diferenciada em telhados de 2 e 1 águas. Fachada principal orientada a O.: ao centro, porta de 3 folhas com bandeira, lintel em arco perfeito com impostas salientes. Sobre o portal, frontão triangular em estuque, tímpano com painel figurativo em azulejo, ladeado por cruz e pequeno painel em azulejos com a efígie de São Paulo. Encima o frontão uma janela. Remate em empena angular com cornija. Desnível assegurado por meio de 4 degraus exteriores. Volume da igreja e da torre sineira definidos por pilastras pintadas, sendo as da torre sineira encimada por pináculos. No volume da torre sineira, vão com lintel em arco perfeito onde se localiza o sino. Remate em beiral. Fachada S.: vão com lintel em arco perfeito na torre sineira. Na nave: 1 porta de 2 folhas e 1 janela gradeada. No anexo: 1 porta e 1 janela de 2 folhas gradeada. Remate em beiral e cornija na nave e beiral no anexo. Embasamento proeminente. Fachada E.: 1 janelo gradeado no anexo e na sacristia. Remate em empena angular. Fachada N.: 1 janela de guilhotina gradeada e 1 porta de 2 folhas na nave. Na sacristia: 1 janela de 2 folhas gradeada e 1 porta. Embasamento proeminente. Remate em cornija e beiral, à excepção do baptistério com remate em empena angular. Encontra-se no exterior lápide tumular com inscrições e, esculpido brasão. INTERIOR de nave única, coro alto em madeira suportado por 2 colunas em madeira. Baptistério do lado do evangelho, bem como, púlpito suportado por mísula em granito com guarda em madeira decorada com talha. 2 Altares laterais emoldurados por vão com lintel em arco perfeito com impostas e tecto saliente. Altar lateral do lado do Evangelho é o altar das Almas, e do lado da Epístola com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, Santo António e Santa Maria do Carmo. Arco triunfal com lintel em arco de volta perfeita com impostas e pedra de fecho saliente ladeado por 2 altares. Piso em tijoleira e marmorite na nave e granito na capela-mor. Na nave, friso em azulejo nas paredes. Tecto tripartido em madeira pintada na nave e falsa abóbada de berço, de madeira pintada, na capela-mor. Altar-mor em talha dourada com retábulo com as de São Pedro e São Paulo.

Acessos

Largo Engenheiro Araújo Correia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Na fachada principal abre-se um largo. Próximo localiza-se a Junta de Freguesia e a Estação dos Correios.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - edificação da Igreja; séc. 18 - renovada completamente; 1898 / 1899 - datação dos altares; 1900 - restaurada e recuperada; 1940 - cantarias tapadas por pintura marmoreada no arco triunfal entre a nave e a capela-mor; 1980 - colocados azulejos no lambril, do pavimento actual e deslocada a pia baptismal para um espaço criado propositadamente; 1994 - pintado o exterior.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Reboco, granito, telha lusa, madeira, ferro forjado, tijoleira, azulejos, mármores.

Bibliografia

MATHIAS, Michael; HOCK, Martin, PINHEIRA, Elisa, PDM de Vila Velha de Rodão - Estudos de caracterização física e socio-económica, 1993; Roteiro Turístico de Vila Velha de Rodão, Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CMVVR

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1994 - pinturas exteriores.

Observações

Autor e Data

Luis Castro 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login