Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros

IPA.00006738
Portugal, Castelo Branco, Oleiros, Oleiros-Amieira
 
Igreja da Misericórdia barroca de planta retangular composta por nave e capela-mor, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de caixotões pintados com atributos da Paixão, iluminada unilateralmente, por janelas em capialço, tendo vários edifícios adossados ao lado esquerdo. Fachada principal muito alterada, rematada em empena, que centra o conjunto da igreja e anexo, descentado relativamente aos vãos rasgados em eixo, composto por portal e janela, tendo entre eles um pequeno nicho. O interior conserva a decoração barroca, com tecto de caixotões e retábulo de talha do estilo barroco nacional.
Número IPA Antigo: PT020506080003
 
Registo visualizado 302 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor mais estreita, sacristia e Capela do Senhor dos Passos adossados, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas prolongando-se sobre a sacristia a uma água. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por faixas pintadas de cinzento. Fachada principal virada a noroeste, rematada em empena com cruz no vértice, rasgada por portal de verga reta, protegido por duas folhas, encimada por lápide em mármore com inscrição, por nicho com a imagem do Crucificado e uma janela gradeada. Adossada ao lado esquerdo, uma construção no alinhamento e perpendicular à fachada principal; adossa-se ainda pequeno nicho telhado, onde são colocadas as cruzes do Calvário, junto ao portal axial. Fachada lateral esquerda adossada, tendo, no corpo da sacristia, duas janelas, uma delas gradeada; no corpo da capela do Senhor dos Passos, abre-se, ao centro, uma porta e um postigo gradeado. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa e duas janelas em capialço, uma na nave e outra na capela-mor, ambas gradeadas. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, coberturas em falsas abóbadas de berço abatido, com caixotões pintados, e pavimento de tijoleira em enxaquetado. Coro-alto de madeira suportado por duas colunas e guarda em madeira. No lado do Evangelho, púlpito com bacia quadrangular, assente em mísula de xisto com guarda de madeira torneada e o cadeiral dos mesários. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras e pedra de fecho saliente. Capela-mor com retábulo em talha dourada de corpo côncavo e um eixo definido por quatro colunas torsas, percorridas por pâmpanos e quatro pilastras, que se prolongam em quatro arquivoltas torsas, unidas por aduelas com cartela no fecho. Ao centro, tribuna de volta perfeita, contendo trono, com o interior apainelado e pintado, com cobertura em caixotões. Altar paralelepipédico, encimado por sacrário em forma de templete. Pelo interior da igreja, acede-se à capela do Senhor dos Passos, com cobertura em masseira e pavimento em tijoleira, contendo maquineta com imaginária.

Acessos

Rua da Misericórdia e Rua de São José

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 620/2014, DR, 2.ª série, n.º 142 de 24 julho de 2014

Enquadramento

Urbano, parcialmente adossado a edifícios incaracterísticos. Ergue-se numa rua de pendor inclinado. Fachada principal a abrir para um adro limitado por gradeamento. Próximo localiza-se a Igreja Matriz de Oleiros / Igreja de Nossa Senhora da Conceição (v. PT020506080002).

Descrição Complementar

Sobre o PORTAL, lápide com a inscrição: "Reparada em 1978-1979". Na CAPELA DO SENHOR DOS PASSOS, uma pedra em xisto com a data de "1816" Os CAIXOTÕES da nave ostentam as cruzes de Cristo, de Malta e atributos da Paixão de Cristo. Na pedra de fecho do ARCO TRIUNFAL, a data de "1714".

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade / Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1506 - existem referências demonstrando que nesta data a igreja já existia, onde funciona um hospital; 1584, 04 abril - criação da misericórdia, sendo o primeiro provedor Luís de Távora, comendador de Oleiros, que recebe os bens do hospital da vila; 1589 - Isabel Mansa doa bens à Misericórdia; 1592 - Branca Alves deixa parte dos seus legados à Misericórdia; 1598 - Leonor Fernandes deixa uma terra à Misericórdia; Beatriz Afonso institui a Misericórdia como sua herdeira; 1605 - Baltazar Manso Temudo, de Teixoso deixa propriedades à Misericórdia, com encargos por sufrágio numa capela administrada por esta instituição; 1611 - Simão Marques deixa os seus bens à Misericórdia; 1615 - António Jorge de Andrade deixa o remanescente dos seus bens, após cumpridos os legados, à Misericórdia; 1652 - Diogo Temudo deixa vários bens à instituição; 1673 - Maria Maia, por morte dos seus herdeiros, deixa vários terrenos à Misericórdia; 1714 - data no arco triunfal, revelando obras de reconstrução, que a alteraram significativamente; 1816 - data sobre o portal da capela do Senhor dos Passos, assinalando a sua edificação; 1911 - elaboração do novo compromisso; 1914, 06 junho - aprovação do compromisso pelo Governador Civil de Castelo Branco; 1999, 23 dezembro - Despacho de homologação da classificação do edifício como Imóvel de Interesse Público, pelo Ministro da Cultura.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada; modinaturas, cruzes, bacia do púlpito em cantaria de granito e xisto; guardas do coro-alto e púlpito, cadeiral dos mesários de madeira; retábulo de talha dourada; ferro forjado; cobertura em telha cerâmica do tipo marselha; pavimento em tijoleira.

Bibliografia

GOULÃO, Francisco - Oleiros e a sua Santa Casa da Misericórdia amparo do povo de uma região interior. Oleiros: Santa Casa da Misericórdia, 2013; NUNES, António Pires e RIBEIRO, João Henriques - Castelo Branco e a sua Região: História, Arte, Etnografia. Coimbra: 1980; «Oleiros - Igreja Matriz» in Arquivo Nacional, 15 de Abril de 1936, nº 223; PIMENTEL, D. João Maria Pereira d'Amaral - Memórias da Vila de Oleiros e do seu concelho. Angra do Heroísmo, 1885; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/336224 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN/DSID; DRCC; MOleiros

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID; DRCC

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN/DSID; DRCC; MOleiros

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1941 - restauro do templo; 1978 / 1979 - restaurada e reparada como atesta a inscrição sobre a porta principal; 1995 - restaurada e recuperada; 1997 - pintadas as paredes interiores e exteriores.

Observações

*1 - a lápide possui a seguinte inscrição: "Reparada em 1978-1979". *2 - orago a São João e Nossa Senhora de Fátima.

Autor e Data

Luis Castro 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login