Solar dos Marqueses da Graciosa

IPA.00006737
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes
 
Casa nobre quatrocentista e neoclássica, evoluindo em três pisos, com torre central. Possui pedra de armas.
Número IPA Antigo: PT020505030040
 
Registo visualizado 404 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Planta longitudinal composta por uma torre de disposição na vertical ladeado por dois volumes de disposição na horizontal. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhado de três e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas a branco. Fachada principal voltada a SE. Torre com três pisos em granito, com aparelho isódomo. No primeiro piso, uma porta de duas folhas ladeada por duas janelas de guilhotina. No segundo, varanda com balaustrada em granito suportada por quatro colunas em granito e três janelas de sacada com bandeira. O terceiro piso é marcado por janela de sacada geminada, ao centro, coluna de granito, guarda em ferro. Corpo lateral ( NE. em relação ao volume principal ) com dois pisos definidos por friso em granito, com dois panos de aparelho isódomo, limitados por pilastras. O primeiro piso é rasgado por quatro janelas de guilhotina a que correspondem, no segundo piso, janelas de sacada de duas folhas com bandeira. No cunhal, brasão esculpido em mármore. Volume lateral ( SO. em relação ao volume principal ) com três panos limitados por pilastras com aparelho isódomo. No primeiro piso, uma porta de duas folhas em ferro e, no imediato, uma janela gradeada e três parcialmente tapadas e gradeadas a que correspondem, no terceiro piso, janelas de sacada de duas folhas com bandeira. No cunhal, brasão em mármore. Fachada SO., com um pano limitado por pilastras, com dois pisos. No primeiro, três janelos gradeados, a que correspondem, no segundo, janelas de guilhotina. Na torre central, duas janelas germinadas com coluna, apresentando bandeira. Fachada NE. com dois panos limitados por pilastras, evoluindo em dois registos, num dos panos definidos por friso. No primeiro registo, quatro janelas de guilhotina, a que correspondem, no segundo piso, três janelas de sacada, de duas folhas, com bandeira e duas janelas de guilhotina. Fachada NO. com dois panos limitados por pilastras com aparelho isódomo, dividido em dois pisos. O primeiro é rasgado por seis janelas de guilhotina, sendo duas gradeadas, uma porta de duas folhas, encimada por frontão interrompido, óculo com motivo decorativo e uma fresta. O segundo piso possui nove janelas de guilhotina. Lápide encastrada na fachada com inscrição «Também depois eu acrescentei com os bens dispersos e afastados, Domingos Marques Giraldes, Fidalgo e Capitão-mor desta vila - ano do senhor de 1611». Vãos com lintéis rectos. Remate das fachadas em beiral e cornija. Sobre os lintéis nos vãos dos últimos pisos, motivo decorativo em forma de concha, exceptuando os vãos da torre central. Espaços INTERIORES diferenciados. A estrutura interna desenvolve-se a partir de um átrio e escadaria central. Pisos em lajeado de granito e tijoleira no primeiro registo e em soalho no segundo. Tectos planos em madeira. Pequena capela com altar em madeira e tecto piramidal em madeira.

Acessos

Praça da República, n.º 1

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, isolado. Próximo localizam-se a Casa dos Cunhas (v. PT020505030038), a Casa Pignatelli / Casa Melo Falcão (v. PT020505030032) e a Casa do Corso / Casa dos Condes de Idanha-a-Nova (v. PT020505030017).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 15 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1458 - edificação da torre; 1611 - edificação dos outros volumes, bem como, do balcão na fachada principal durante o domínio Filipino por Domingos M. Giraldes; 2014, 08 maio - publicação da abertura de procedimento de classificação do edifício, em Anúncio n.º 107/2014, DR, 2.ª série, n.º 88.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura mista.

Materiais

Madeira, granito, mármore, PVC, reboco, ferro forjado, telha lusa, tijoleira.

Bibliografia

GUERRA, Luis de Bivar, A Casa da Graciosa, in Boletim da Associação dos Arqueólogos Portugueses e do Instituto Português de Heráldica, 1965; CRESPO, Firmino, A vila de Idanha-a-Nova - Monografia Descritiva e Histórica, Lisboa, 1985; RAMOS; Carlos R., CRISTOVÃO, José Luis, CAPELA, José Ramos; Roteiro Turístico do concelho de Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova, 1994; Regio Consultores Lda., Idanha-a-Nova - Roteiro Turístico, Idanha-a-Nova, 1995; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/19349052 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMIAN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMIAN

Documentação Administrativa

CMIAN

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1994 - substituição das janelas de madeira em PVC.

Observações

*1 - em referências bibliográficas é referido que existe uma lápide na casa, que não vimos, com a seguinte inscrição: «Esta casa erigiu eu Morgado Afonso Giraldes Senador e Vassalo do Rei D. Afonso V - ano do senhor de 1458».

Autor e Data

Luis Castro 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login