Casa e Capela da Quinta da Luz

IPA.00006710
Portugal, Braga, Fafe, Fornelos
 
Arquitectura civil residencial barroca. Solar. O solar possui a fachada principal bastante decorada, com grande profusão de urnas nos remates, monumental pedra de armas ao centro e estatuária no telhado.
Número IPA Antigo: PT010307120005
 
Registo visualizado 861 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Entrada por um largo portão de ferro, ladeado por duas colunas em granito trabalhadas. Um largo espaçoso, no meio do qual avulta um chafariz com uma estátua de referências mitológicas, antecede a casa. A esquerda de quem entra no largo e junto ao muro lateral, sensivelmente a meio, uma fonte decorada. O imóvel já não mantém todas as características de origem. O núcleo central da fachada principal ostenta vários elementos de interesse arquitectónico: a escadaria, o brasão sobre a porta de entrada, um conjunto de colunas de granito ao longo da cornija, várias estatuetas na divisória mais afastada, etc.. Ao lado do núcleo principal, em ambos os lados dispoêm-se diversos aposentos destinados a garagens e arrumos.

Acessos

EN 207; Lugar da Luz

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 45/93, DR, 1ª Série-B, n.º 280, de 30 de novembro 1993 *1

Enquadramento

Rural, isolada, num vale, junto à EN 207.

Descrição Complementar

HERÁLDICA: Possui na fachada principal pedra de armas com escudo oval, esquartelado, representando os Peixotos, Leite e Teles, decorado com troféus..

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 / 18 - Construção do solar; 1632 - data existente no portal da capela assinalando a sua construção; séc. 19 - foi objecto de alguns acrescentos e alterações; 1986, 3 janeiro - classificação da casa pelo Decreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de pedra revestida com azulejos na fachada principal e reboco, com molduras e remates em cantaria, pavimentos em soalho de madeira, caixilharias em madeira, cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

FERREIRA, José Carlos, ASSIS Francisco de, Património Capelas III, in Diário do Minho, 8 Junho 2006, pp. 22-28; FERREIRA, José Carlos, ASSIS Francisco de, Solar da Luz é dos mais belos do concelho de Fafe, in Diário do Minho, 13 Julho 2006, p. 22.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IPPAR: 83/3(108)

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Casa, Solar ou Quinta da Luz, incluindo a capela, o terreiro fronteiro delimitado pelo muro e os portões. *2 - Ostenta dois brasões de armas que se localizam na fachada principal e posterior, merecendo principal destaque o primeiro. O brasão da Casa da Quinta da Luz foi concedido à família, na pessoa de António Peixoto Telles de Menezes e Leite, por El-Rei D. José I. Esta concessão foi feita em virtude de serviços prestados à nação e como atestado da sua antiga nobreza.

Autor e Data

Isabel Sereno e João Santos 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login