Casa Arte Nova na Rua Almirante Reis, n.º 38 a 44 e Rua Capitão Tavares Dias, n.º 18 a 20

IPA.00006702
Portugal, Leiria, Pombal, Pombal
 
Arquitectura residencial. Casa de habitação unifamiliar, com lojas no r/c. Assimetria na distribuição dos vãos e na volumetria das 2 fachadas e pormenores decorativos (azulejos, relevos escultóricos e guardas em ferro) característicos da Arte Nova. Sugestões "Art Deco" em alguns azulejos. Elementos escultóricos barroquistas característicos das obras de Korrodi.
Número IPA Antigo: PT021015090013
 
Registo visualizado 296 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular. Volume simples coberto por telhado de 4 águas. Lambril em cantaria almofadado, cunhais rusticados. A fachada principal N. de 2 pisos é rasgada no r/c por 4 portas, no 1º andar por um balcão fechado apoiado em mísulas de pedra e coberto por beirado de telha verde, ladeado por janelas com guardas em ferro forjado. O alçado lateral E. com 3 pisos (correspondendo o superior ao sótão), é rematado por frontão curvo, coberto por beirado; rasgam-no 2 portas no r/c, 3 janelas de sacada no 1º andar, uma janela inscrita em moldura semicircular, com guarda em ferro no sótão.

Acessos

Rua Almirante Reis, nºs. 38 a 44; Rua Capitão Tavares Dias, n.º 18 e 20

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria nº 740-EQ/2012, DR, 2.ª série, n.º 252, de 31 dezembro 2012

Enquadramento

Urbano. Adossada. Implantação harmónica. Integrada na malha urbana da vila, com fachada principal para a R. Almirante Reis e fachada lateral para a R. Capitão Tavares Dias. Fachada posterior virada para um pequeno jardim, com acesso pela R. Capitão Tavares Dias.

Descrição Complementar

A fachada do r/c (alçado N.) é revestida a azulejos verdes (os da fachada E. foram entretanto retirados); frisos de azulejos separam os pisos, rematam o beirado a N. e preenchem os tímpanos das janelas e as sobreportas do r/c do alçado E.. Nos tímpanos das janelas e portas motivos escultóricos em relevo (castanhas entreabertas).

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Ernesto Korrodi.

Cronologia

1930, cerca - edifício encomendado por Tomás Luís da Cunha; 1985, 25 março - despacho do Presidente do IPPC a determinar que seja elaborada proposta de classificação para o imóvel; 1987, 21 dezembro - envio de documentação pela Câmara Municipal de Pombal para instrução do processo; 1988, 12 abril - proposta de classificação do IPPC; 1990, 15 março - parecer do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como Imóvel de Interesse Público; 29 maio - despacho de homologação à classificação como Imóvel de Interesse Público do Secretário de Estado da Cultura; 2007, 14 dezembro - proposta de definição de Zona Especial de Proteção da DRCCentro; 2008, 24 abril - parecer favorável do Conselho Consultivo do IGESPAR à definição de Zona Especial de Proteção; 2009, 03 setembro - despacho de homologação à definição de Zona Especial de Proteção do Ministro da Cultura.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria e cantaria de pedra; tijolo, telha cerâmica.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O calcetamento da R. Capitão Tavares Dias, que rodeia o imóvel do lado E., fez com que o r/c ficasse a um nível inferior à rua.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login