Igreja Paroquial de São Miguel do Mato / Igreja de São Miguel

IPA.00006691
Portugal, Aveiro, Arouca, São Miguel do Mato
 
Arquitectura religiosa, ecléctica. Igreja paroquial conservando elementos notáveis da fábrica anterior barroca, com planta longitudinal de nave única, capela-mor e torre sineira quadrada adossadado lado esquerdo, junto da frontaria; janelas rectangulares de esbarro e púlpito com bacia de pedra moldurada apoiada em cachorro decorado e parapeito de madeira torneada em tipos barrocos; fachada principal com portal unido por cantaria à janela do coro cuja verga curva é envolvida pelo friso e cornija da base da empena. O desenho das fachadas tem paralelo regional próximo na igreja paroquial de Fermedo (v. PT01010411028).
Número IPA Antigo: PT010104170067
 
Registo visualizado 159 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave, capela-mor e dois corpos de sacristia de cada lado da capela-mor, volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 1 e 2 águas, aos quais se une à esquerda, a N., e adossada à frontaria, torre sineira quadrangular coberta com coruchéu em pirâmide. Fachada principal flanqueada por pilastras e com embasamento, portal único moldurado de verga curva e cornija ligeiramente saliente cujas cantarias se unem com a janela do coro com vão de verga curva e moldura simples, friso e cornija na base da empena elevando-se ao meio em linha curva para envolver a janela do coro, friso e cornija em ângulo, seguindo a empena; pináculos de remate piramidal sobre os cunhais e cruz sobre pedestal no vértice; revestimento com azulejos de tapete e figura avulsa industriais. Torre sineira de dois registos com pilastras nos ângulos sobrepostas de friso e cornija e revestidas por azulejos idênticos aos da fachada principal; no registo inferior, do lado da fachada principal, janela rectangular moldurada e no topo cantaria circular para mostrador de relógio; no registo superior, um único vão de arco redondo em cada face; pináculos de remate piramidal nos ângulos e coruchéu piramidal de base hexagonal e remate em esfera tendo, as faces pintadas de branco e azul alternadamente. Fachadas laterais com faixa pintada como embasamento, friso e cornija em perfis idênticos aos da fachada principal apenas na nave e na capela-mor; janelas rectangulares de esbarro na nave, duas na fachada lateral direita, a S., e uma na fachada lateral esquerda, a N., e de verga curva na capela-mor, uma de cada lado. Na fachada lateral esquerda, uma porta travessa moldurada onde tem escada longitudinal de acesso ao coro e à torre com patamar alto para onde abrem duas portas rectangulares molduradas. Na fachada lateral esquerda, no corpo da sacristia, tem sobre a janela pedra com restos de inscrição exibindo a data de E M C L.ª XXX VII (1149 da Era Cristã). Os corpos das sacristias tem cada um dois vãos rectangulares moldurados numa porta e numa janela. N fachada posterior, pilastras nos ângulos; cunhais coroados por pináculos piramidais e cruz nos vértices das empenas. INTERIOR com guarda vento e coro-alto resguardado por balaustrada de madeira; pavimento de mosaico e lambril de azulejos de tapete na nave e de figura avulsa na capela-mor, ambos industriais; púlpito colocado do lado da Epístola, com bacia de pedra moldurada apoiada em mísula decorada e parapeito de madeira torneada, escada de acesso adossada na parede, sem guarda. Duas capelas laterais opostas, com retábulo, pilastras de faces decoradas e arco triunfal com pilastras. Retábulos (principal e laterais) e sanefas de talha pintada a branco, ouro e azul. Coberturas internas de secção poligonal em laje de betão.

Acessos

EN 326 (Arouca - Espinho), Km 19, EM 509, no Lugar da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se numa zona alta e isolada sobre um esporão sobranceiro ao pequeno vale do rio Amieira. Tem adro murado, pavimentado com calçada portuguesa e acesso por escadas. No ângulo NE. do adro situa-se uma casa e outras dependências da paróquia; a N., a EM separa o adro do cemitério paroquial murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1119 - escritura de doação que refere a existência de um mosteiro; 1149 - data inscrita no letreiro que se vê pelo exterior na parede N. da sacristia; 1275 - o mosteiro já estava extinto quando o Papa Gregório X confere o padroado da igreja ao Mosteiro de Paço de Sousa; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra o território da Diocese de Viseu; 1614 - o Mosteiro foi anexado ao padroado da Companhia de Jesus, do colégio de Évora; séc. 18 - fábrica da igreja a que pertencem o púlpito e as janelas de esbarro da nave; 1935 - data actual da igreja devido a ruína provocada pela queda de um raio.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito (cantarias), telha marselha, mosaico, azulejos, madeira (portas, caixilhos, retábulos).

Bibliografia

BRANDÃO, D. de P. e OLÍMPIA, M. da C. L., Arouca - Notas Monográficas 1, Arouca, 1991, pp. 127 - 133; GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - XI, Distrito de Aveiro, Zona de Nordeste, Lisboa, 1991, pp. 100 - 101; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971; SIMÕES JÚNIOR, M. R., Arouca (subsídios para a sua monografia) in PEREIRA, V., Cancioneiro de Arouca, Porto, 1959, pp. 27 - 28.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1935 - renovação do planta e das fachadas; 1953 - construção da casa e das dependências do adro; 1987 - pavimento de mosaico no interior; 1991 - recuperação das coberturas; 1993 - pavimentação do adro.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login