Hospedarias do Mosteiro de Arouca

IPA.00006688
Portugal, Aveiro, Arouca, União das freguesias de Arouca e Burgo
 
Arquitectura assistencial, barroca. Hospedaria barroca de planta rectangular. Escada exterior adossada longitudinalmente de patamar alto coberto com alpendre sobre colunas; cobertura interna artesoada na divisão da entrada do piso superior.
Número IPA Antigo: PT010104030061
 
Registo visualizado 128 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Assistencial  Albergaria / Hospedaria    

Descrição

Planta rectangular composta por um volume principal com cobertura de 3 águas a que se adossam dois outros volumes secundários, na zona posterior, um de plano quadrado com cobertura de 2 águas e o outro longitudinal ao lado direito, a O., de plano rectangular, com escadas e patamar alto alpendrado. Edifícios de 2 pisos, com fachadas flanqueadas por pilastras e cimalha com cornija; vãos de verga recta moldurados. Fachada principal virada a N. com cinco vãos no primeiro em três portas ao meio e duas janelas de peito aos lados, e quatro no segundo, em quatro janelas de peito e de guilhotina encimando a janela da direita e as três portas do piso inferior. Fachada lateral direita virada a O. com escada adossada longitudinalmente, de um só lanço, guarda plena rebocada e rematada superiormente com cantarias molduradas e no arranque com cantaria de linhas curvas e enrolamento, patamar alto coberto com alpendre sobre colunas, fechado a S., dando acesso a porta ladeada por janela de peito gradeada; sob o patamar, no primeiro piso, porta com moldura de cimento. Fachada posterior virada a S., com aparelho à vista, mostra tratamento mais simples nos cunhais e ausência de cornija na cimalha, que tem apenas o beirado; quatro postigos rectangulares horizontais deitados simplesmente rasgados na parede do piso inferior e encimados por quatro janelas de peito gradeadas no superior. Interior com cobertura interna artesoada na divisão da entrada do piso superior, de plano octogonal com uma série de caixotões trapezoidais de madeira convergindo ao centro num octogono que mostra as armas nacionais pintadas sobre fundo verde; pavimentos e tectos de madeira; paredes rebocadas e pintadas a branco no segundo.

Acessos

Largo Dr. Angelo Miranda

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Mosteiro de Arouca (v. PT010104030002 )

Enquadramento

Urbano, adossado a E. a outro edifício. Implanta-se ao lado E. da capela-mor do Mosteiro de Arouca (v. PT01010403002) com as fachadas principal e lateral O. viradas ao largo para onde também abre a porta travessa da igreja do mosteiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Assistencial: hospedaria

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração / Cultural e recreativa: assoçiação cultural e recreativa

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - construção do edifício das novas hospedarias do Mosteiro; séc. 19 - foi ocupado por diversos serviços municipais.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito (cantarias), telha de aba e canudo, madeira (portas, caixilhos, tectos e pavimentos), ferro (gradeamentos)

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - XI, Distrito de Aveiro, Zona de Nordeste, Lisboa, 1991, p. 71.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CM Arouca: 1997 - recuperação das cobertura externas, fachadas e adaptação do 1º piso a café.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login