Seminário Diocesano / Messe militar

IPA.00006679
Portugal, Viseu, Lamego, Lamego (Almacave e Sé)
 
Arquitectura civil barroca. Casa barroca com corpo central, marcado por pórtico com frontão contracurvado, em plano mais recuado e ladeado por 2 corpos, formando U. Disposição horizontal dos volumes com 2 pisos apresentando o superior de maior riqueza decorativa. Existência de mansarda. Janelas rectangulares com frontão decorado e avental na fachada principal. Escadaria interior de acesso ao piso nobre.
Número IPA Antigo: PT011805210024
 
Registo visualizado 92 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Colégio religioso  Seminário  

Descrição

Planta em U fechado, composta e irregular de volumes articulados, com disposição horizontalista das massas. Coberturas de telhados diferenciados de 2 e 3 águas. Embasamento pouco proeminente. Pilastras como elementos divisores dos panos e, como remates, cornijas. Alçado principal orientado a E., com portão central de ferro fundido que dá acesso a área ajardinada. Corpo central, em plano mais recuado, composto por porta principal, de arco rebaixado, ladeada por fenestrações rectangulares, que se prolongam pelos corpos laterais. No piso superior e sobre a porta, janela de sacada de arco rebaixado, ladeada por fenestrações rectangulares que igualmente se prolongam pelos corpos laterais. No piso superior e sobre a porta, janela de sacada de arco abatido, ladeada por fenestrações rectangulares, que igualmente invadem os corpos laterais. Frontão curvado e contracurvado, ladeado por pináculos e encimado por cruz. Nas fachadas simétricas, das 2 alas, 2 fenestrações rectangulares no piso térreo e, no superior, uma janela de sacada com frontão polilobado e avental, ladeada por 2 fenestrações rectangulares de tímpanos polilobados e avental, com decorações menos exurberantes. Alçado S. com fenestrações rectangulares, que se sobrepõem, nos 2 pisos. Sobre a cornija, mansarda. Alçado O. muito próximo de muro divisor, compõe-se de portas e fenestrações indiferenciadas. Alçado N. com portas e fenestrações rectangulares. Loggia apoiada em colunata que estabelece ligação com corpo, em plano mais recuado. Interior com pátio, que, para ambos os lados, dá acesso a divisões adaptadas à actual função e a compartimentos incaracterísticos. 2 escadarias com balaústres dão acesso a patamar em nível intermédio, que conduzem, para ambos os lados, a corredor que percorre todo o alçado tardoz. Para S. outra escadaria, incaracterística, de acesso às águas furtadas. Naquele patamar um lanço de escada, para salão comunicante com espaços indiferenciados. Nos 2º e 3º pisos, quartos e instalações para oficiais.

Acessos

Avenida do Regimento de Infantaria n.º 9

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção da Sé de Lamego (v. PT011805210001)

Enquadramento

Urbano, em zona plana, destacado, separado da via pública por muro e gradeamentos. Próximo o antigo Cine-Teatro Ribeiro da Conceição (v. PT011805210020) e o Museu de Lamego / Antigo Paço Episcopal (v. PT011805210023).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: seminário

Utilização Actual

Comercial: messe

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Ministério da Defesa Nacional

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc.16 - existia em Lamego um centro de ensino eclesiástico, que não obedecia às normas do Concílio de Trento. Por carta para Roma de 1577, referia-se que não se tinha ainda construído naquela cidade colégio ou seminário; séc. 18, finais - conclusão (conjectural); denominado Seminário de Jesus, Maria Ana; 1834, 11 a 12 de Maio - destruído por incêndio, sendo ordenada a sua reedificação pelo bispo D. José de Moura Coutinho; séc.19 - o bispo D. António da Trindade de Vasconcelos Pereira de Melo (1862-1891), fez importantes reformas nos estudos do Seminário *1.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Granito, rebocos e madeiras

Bibliografia

LARANJO, F. J. Cordeiro, Escudos das Armas dos Bispos de Lamego (1492-1976), Viseu, 1977; COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, vol. III, Lamego, 1982; CORREIA, Alberto, Roteiro Turístico do Distrito de Viseu, Viseu, 1981; Guia de Portugal, vol. V - II, Lisboa, 1988

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - É dele o brasão heráldico executado em chumbo fundido, que coroa o portão de ferro.

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login