Capela do Desterro

IPA.00006675
Portugal, Viseu, Castro Daire, Castro Daire
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela de planta longitudinal simples, com fachada principal em eixo, com portal simples de arco a pleno centro, definido por pilastras e ladeado por duas frestas, óculo e remate em empena. Apresenta cunhais apilastrados e remate em cornija, que não assenta directamente sobre os capitéis das pilastras, havendo um pequeno friso de permeio, num esquema típico da região. Cobertura interior de madeira, em masseira e existência de pequeno altar. Fenestrações em forma de cruz a ladear o pórtico, num esquema semelhante à Capela do Calvário (v. PT021803040017). Um friso divide os dois registos da fachada principal, sugerindo um falso frontão. Corpo lateral com nicho contendo painel de azulejo com representação de um passo da Via Sacra, de execução moderna, rematado superiormente por frontão curvo interrompido armoriado.
Número IPA Antigo: PT021803040018
 
Registo visualizado 64 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta, irregular de volumes articulados e disposição horizontalista das massas. Cobertura de telhados de uma e duas águas. Embasamento proeminente na fachada principal, com os três panos definidos por pilastras, sobrepujadas por fogaréus, e remate em cornija. Fachada principal voltada a S. com corpo central a que se tem acesso por três degraus. Portal principal de arco a pleno centro assente em impostas, ladeado por duas fenestrações em forma de cruz. Num segundo registo, marcado por friso, surge óculo circular. Remate em empena, com cruz no vértice. No mesmo plano, corpo lateral composto de porta de acesso ladeada por duas fenestrações rectangulares. Sobre a porta, janelão quadrado ilumina o piso superior. Desenquadrado e estabelecendo ligação com via pública que entronca com a R. do Passal, nicho da Via Sacra com painel de azulejos, rematado por tímpano curvo interrompido e armoriado. Nos restantes três alçados, muro, construções incaracterísticas e casa de habitação. INTERIOR com altar-mor ladeado de pilastras, inserido em arco a pleno centro assente em impostas. Do lado da fachada principal, portal de arco a pleno centro ladeado por duas fenestrações em forma de cruz. Tecto de masseira. Do lado do Evangelho, grande vão comunicante com sala incaracterística, com acesso a piso superior.

Acessos

Rua do Passal

Protecção

Em estudo / Incluído na Zona de Proteção da Igreja Matriz de Castro Daire (v. PT021803040012)

Enquadramento

Urbano, no cimo de colina, em terreno com declive, adossado a construções, separado parcialmente por muro e via pública, na proximidade da Igreja Matriz (v. PT021803040012).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 / 18 - data provável de construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, rebocos e madeira.

Bibliografia

COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, vol.VI, Lamego, 1992; CORREIA, Alberto, Castro Daire - Roteiro Turístico, Castro Daire, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - abertura de um novo corpo, destinado aos velórios; colocação do painel de azulejos no nicho da Via Sacra.

Observações

*1 - denominada Capela do Senhor da Aflição.

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login