Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição da Ribeira / Igreja do Mosteiro da Ribeira

IPA.00006674
Portugal, Viseu, Sernancelhe, União das freguesias de Sernancelhe e Sarzeda
 
Mosteiro de clarissas, de que se mantém a igreja de nave única e capela-mor, com disposição horizontalista das massas. Sobriedade dos alçados. Entrada lateral, de acordo com a regra dos conventos femininos, único testemunho da primitiva função do edifício. Decoração em talha dourada do estilo nacional. Tectos de apainelados com imagens de monjas santas e de outros santos. Pavimento com lajes funerárias numeradas.
Número IPA Antigo: PT011818160014
 
Registo visualizado 559 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro feminino  Ordem de Santa Clara - Clarissas (Província de Portugal)

Descrição

Planta longitudinal, simples, regular com disposição horizontal das massas, composta por nave única e capela-mor ligeiramente mais estreita e baixa e sacristia adossada. Cobertura de três águas. Alçado N. com porta de acesso de arco ligeiramente apontado, dois janelões rectangulares de diferentes dimensões e diferentes alturas, respectivamente no corpo da nave e no da capela-mor. Remate em cornija. Alçado do corpo da capela-mor, adossado a construções do antigo convento. No alçado S., 2 janelões rectangulares. Remate em cornija. INTERIOR de nave única, capela-mor e sacristia. Lado do Evangelho com porta, púlpito com acesso por lanço de escadas de pedra, janelão rectangular e retábulo lateral de talha. Lado da Epístola com altar lateral de talha, fronteiro ao anterior. O outro alçado possui 2 janelões rectangulares. Tecto de vigamento de madeira de 2 águas. Arco triunfal a pleno centro com vestígios de policromia. A capela-mor, no lado do Evangelho, com janelão rectangular, sendo o outro cego. Retábulo em talha com tribuna. Acesso lateral à sacristia. Tecto de madeira com 24 caixotões com pinturas hagiográficas.

Acessos

EN 226, ao Km 61,8 para Mosteiro, a 600 metros

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-BS/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Peri-urbano, a meia encosta, definindo espaço junto a via pública, adossado a construções do extinto convento. Confina com a via pública e terrenos de cultivo.

Descrição Complementar

Retábulos com tribuna, ladeada por 2 colunas espiraladas sobre consola, que se prolongam em arquivoltas sobre o tímpano. Retábulo principal com camarim apainelado, com trono e Cristo crucificado, ladeado por colunas salomónicas, que circunscrevem também os 2 nichos laterais e se prolongam em arquivoltas, unidas no sentido do raio.

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro feminino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ILUMINADOR: Manuel Leão (1703).

Cronologia

1460 - fundação do convento para a Ordem Terceira Franciscana masculina, por iniciativa de Frei Pedro de Ameixoeira; 1520 - por iniciativa de D. Maria Pereira de Sernancelhe, 1ª abadessa passou para mosteiro de freiras da mesma obediência; 1703 - data de um tombo do Convento, iluminado por Manuel Leão; 1726 - renovado com obra de cantaria; 1834 - extinção, mantendo-se as freiras enquanto vivas; 1995, 05 abril - Despacho de abertura do processo de classificação pelo presidente do IPPAR; 2002 - igreja fechada ao culto, pela Protecção Civil, por perigo de derrocada das coberturas e retábulos; 2006, 16 fevereiro - proposta de classificação pela DRPorto como Imóvel de Interesse Público; 07 março - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 2010, 14 março - proposta da DRCNorte de classificação como Monumento de Interesse Público e fixação da Zona Especial de Proteção; 2011, 31 maio - parecer do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação do edifício e cerca como Monumento de Interesse Público e concordando com a proposta de Zona Especial de Proteção da DRCNorte.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, rebocos, madeiras

Bibliografia

MOREIRA, Ab. Vasco, Terras da Beira - Cernancelhe e seu Alfoz, Porto, 1929; Guia de Portugal, vol. III - II, Lisboa, 1985; COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, vols. II, IV e VI, Lamego, 1979, 1984, 1992; CORREIA, Alberto, Sernancelhe - Roteiro Turístico, Sernancelhe, 1992; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. II, Viseu, 2001; Igreja do Mosteiro da Ribeira vai ser recuperado, in Notícias de Viseu, Viseu, 30 Dezembro 2004; Arquivo Distrital de Viseu - Boletim Informativo, Viseu, n.º 22, 2005.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

ADV: Monásticos (Convento de Nossa Senhora da Ribeira de Sernancelhe, 6 livros e 117 documentos avulsos)

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, década de 80 - execução de cobertura exterior.

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login