Igreja Paroquial de São Cristóvão de Nogueira / Igreja de São Cristóvão

IPA.00006673
Portugal, Viseu, Cinfães, São Cristóvão de Nogueira
 
Arquitectura religiosa, românica / gótica / maneirista / barroca. Igreja de nave única com coro-alto e capela-mor mais baixa e estreita. Portais de arcos apontados assentes em impostas salientes. Decoração das arquivoltas dos portais com esferas. Cachorradas e modilhões com figuras humanas e bestiário. Poucas fenestrações e paredes espessas. Torre com ausência de decoração e verticalismo nas formas, com pináculos piramidais e coruchéu. Janelas com topos e bases curvas emolduradas, de perfil barroco. Tectos de caixotões de madeira, pintados com cenas hagiográficas. Altares de talha dourada do estilo nacional, rococó e de construção recente. No exterior da cabeceira, marcação de arco a pleno centro, vestígio de construção anterior desaparecida, quando da reedificação da capela-mor no séc. 18. Friso com decoração geométrica, embutido no muro do alçado N, eventualmente da primitiva construção. Cruzeiro junto ao portal S. e outro no adro da igreja.
Número IPA Antigo: PT011804130008
 
Registo visualizado 634 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta e irregular. Disposição horizontalista das massas e coberturas de telhados diferenciados de 1 e 2 águas. Embasamento pouco proeminente. Fachada principal orientada a O. com portal de arco apontado e 3 arquivoltas assentes em impostas salientes e decoradas com esferas. Em posição central e em nível superior, fenestração rectangular. Remate em cornija, pináculos nos ângulos e cruz no vértice da empena. Torre sineira lateral, com óculo no 1º registo. Friso sobre o qual se desenvolve um 2º com óculo cego. Sobre ele cornija desenvolvida sobre a qual assenta a sineira propriamente dita, com 1 ventana de arco de volta perfeita em cada face. Cornija com pináculos nos ângulos e como remate, coruchéu piramidal. Alçado S. com portal lateral de arco apontado, assente em impostas com arquivolta, ladeado por 2 fenestrações de recortes diferenciados, No corpo da capela-mor, em plano mais recuado, 2 fenestrações iguais e a par. Cachorrada e cornija. Alçado tardoz cego no corpo da capela-mor. Cornija, pináculos e cruz no remate em empena. Em plano mais recuado, sacristia de menor pé direito, com porta rectangular e pequenas fenestrações. Alçado N. tem, no corpo da sacristia que se adossa parcialmente à capela-mor e nave, 2 frestas rectangulares. No corpo da nave, pequeno nicho entaipado de arco a pleno centro, para colocação de altar lateral e janelão recortado em plano superior. Na face da torre, que com o pano murário faz ângulo de 90 graus, porta de acesso ao interior da mesma. Cachorrada e cornija nos panos murários da capela-mor e nave. INTERIOR de nave única, com coro-alto, capela-mor, sacristia e torre sineira. Lado da fachada principal com portal principal de arco apontado. Coro-alto com balaustrada de madeira. Fenestrações do lado da Epístola e sobre o pórtico principal. Lado do Evangelho marcado por baptistério, púlpito quadrangular com bacia em pedra, sobre consola e acesso por escada de cantaria. Janelão rectangular em plano superior e altar lateral. Lado da Epístola com arcosólio de arco quebrado e portal de arco rebaixado ladeado por 2 altares. Janelão igual e no enfiamento do fronteiro. Tecto de madeira de caixotões policromados. Arco triunfal a pleno centro, emoldurado por talha dourada e ladeado por 2 altares. Capela-mor tem, no lado do Evangelho, porta para a sacristia. Do lado fronteiro, 2 janelões rectangulares. Altar-mor, a que se tem acesso por 3 degraus recortados, com retábulo em talha dourada com tribuna. Tecto de madeira de caixotões policromados.

Acessos

EN 222, no Km 75,4, a 200 m

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, a meia encosta, isolado e separado por adro e via pública, em zona de interesse paisagístico.

Descrição Complementar

Retábulo do lado do Evangelho com tribuna apainelada, ladeada por pilastras e decorada superiormente por frontão recortado, cornija e concheado. Na tribuna surge a representação do Sagrado Coração de Maria, contra fundo azul estrelado. Conjunto pintado de branco e azul, com concheados, enrolamentos e acantos dourados. Altar em forma de urna. No lado da Epístola, integrados em capelas emolduradas por arco a pleno centro, 2 retábulos. 1 simples e policromado, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e outro com tribuna central e mísulas laterais rematado com frontão interrompido contracurvado. De policromia creme e azul, apresenta acantos dourados. Retábulos colaterais são semelhantes estrutural e decorativamente: apresentam tribuna com fundo geométrico entalhado, cingida por colunas espiraladas, com vides enroladas, que se prolongam em arquivolta, onde surge anjo tenente. A talha prolonga-se sobre o arco triunfal, representando, em relevo, Cristo com o cálice, no centro, e anjos sustentando os instrumentos da Paixão. Retábulo principal com camrim e trono, tendo no banco 1 sacrário. O eixo central é cingido por colunas de fuste liso e capitéis coríntios, ladeados por mísulas. Superiormente, frontão interrompido. No enfiamento das mísulas laterais, portas de acesso ao interior da estrutura retabular. Altar em forma de urna. Pintado de branco, apresenta concheados e acantos dourados.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Época Construção

Séc. 13 / 14 (conjectural) / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 13 / 14 - data provável da construção da igreja; 1526 - o Papa Clemente VII concede o título de senhorio da igreja a D. Manuel de Noronha, Bispo de Lamego; 1552 - anexada à Ordem de Cristo; séc. 17 - feitura da talha dos altares colaterais; séc. 18, 2ª metade - construção da capela-mor a mando do Marquês de Belas; 1778 - datação dos apainelados do tecto; 2005, 10 outubro - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito e madeiras

Bibliografia

GUIMARÃES, Bertino Daciano R. S., Cinfães (Subsídios para uma Monografia do Concelho), Porto, 1954; COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, Vols. III e IV, Lamego, 1982, 1984; MONTEREY, Guido de, Terras ao Léu Cinfães, s.l., 1985; Guia de Portugal, vol. V-II, Lisboa, 1988; Terras Cinfanenses, s.l, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1982 - remoção dos rebocos.

Observações

*1 - Bertino Daciano GUIMARÃES, refere ter conhecimento de que na abertura dos alicerces para a construção da torre, se encontrou uma sepultura escavada na rocha. *2 - aparelho bastante irregular que assimetricamente faz os panos murários.

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login