Casa de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00006609
Portugal, Lisboa, Mafra, União das freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira
 
Arquitectura civil barroca - casa. Curiosa decoração rebocada com elementos contracurvados, articulando os vãos da fachada principal e responsável pela significativa animação deste alçado
Número IPA Antigo: PT031109140065
 
Registo visualizado 78 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

De planta rectangular, o edifício apresenta massa simples paralelepipédica, sendo a cobertura homogénea efectuada por telhados a 4 águas. O edifício exibe pano de muro em reboco pintado e compõe-se de 2 pisos. Apresenta fachada principal voltada a E., animada por abertura de vãos de verga recta com emolduramento simples de cantaria a ritmo regular reconhecendo-se a existência no piso térreo de porta a eixo ladeada por 2 janelas de peito encimadas, respectivamente, por 3 janelas análogas. Ostenta sobre a porta um registo epigráfico com os ângulos chanfrados. No alçado N., regista-se ao nível do 1º piso, a existência de outra porta de acesso ao interior servida por escadaria externa contígua ao alçado. Todos os vãos são superiormente animados por baixos-relevos em estuque com motivos filiformes contracurvados acentuados a azul tal como os cunhais e o soco da edificação.

Acessos

Rua da Capela, Codeçal

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por pequeno adro, na proximidade da igreja. Implantado a acompanhar o ligeiro declive do terreno.

Descrição Complementar

Sobre a porta do alçado principal uma placa de mármore ostenta a seguinte inscrição: CAZA DE Nª Sª DA PIEDADE QUE A FIZERÃO OS SEUS DEVOTOS 1768.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1756 - reconstrução da igreja de Nossa Senhora da Piedade (arruinada pelo terramoto de 1755), com esmolas dos fiéis e do rei D. José; 1768 - construção do edifício, com a finalidade de albergar peregrinos que afluiam à vizinha igreja de Nossa Senhora da Piedade.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Bibliografia

LEAL, Augusto S. B. de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Vol. IX, Lisboa, 1880; LUCENA, Armando de, Monografia de Mafra, Mafra, s.d.; AZEVEDO, Carlos, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. III, Lisboa, 1963; ASSUNÇÃO, Guilherme, Mafra. Efemérides do Concelho, Lisboa, 1967

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR: pº nº 81/3(144)

Intervenção Realizada

Governo Civil: 1999 - campanha de obras geral (substituição da cobertura, do reboco e pintura dos paramentos exteriores e interiores).

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login