Câmara Municipal de Manique do Intendente / Quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Manique do Intendente

IPA.00006604
Portugal, Lisboa, Azambuja, União das freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa
 
Casa da câmara neoclássica.
Número IPA Antigo: PT031103050013
 
Registo visualizado 124 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara e tribunal  

Descrição

Planta em T composta pela justaposição de 4 corpos rectangulares, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados diferenciados a 1, 2 e 3 águas. Organizado em 2 pisos, apresenta alçado principal composto por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se distingue o central pela escala nele observada. Compartimentado em 3 panos pela presença de duplas pilastras, esta fachada exibe ao centro portal de verga recta, articulado com janela de guilhotina inscrita em arco de volta perfeita com verga destacada. Os panos laterais, idênticos são animados por janelas de peito rectangulares ao nível do piso térreo e de verga curva ligeiramente saliente, no 1º andar. Precedido de entablamento é superiormente rematado por frontão triangular com pedra de armas, do Intendente de Pina Manique, ao centro. Os corpos laterais, de menor altura e semelhantes entre si, articulam-se com o axial através de pano de muro curvo que remata ao nível da base do frontão; estes ostentam abertura de vãos a ritmo regular (3 de cada lado), registando-se a existência de janelas de peito de verga recta e emolduramento simples de cantaria em ambos os corpos e de uma porta inscrita em arco de volta perfeita, ao centro num deles. O conjunto é delimitado nos extremos por cunhais de cantaria sobrepujados de pináculos. No interior reconhece-se vestíbulo de planta rectangular e cobertura em abóbada abatida, a partir do qual se desenvolvem corredores no sentido transversal, que permitem a circulação ao nível do piso térreo; no sentido do eixo longitudinal regista-se a presença de escadaria, de lanços rectos, conducente ao 2º andar que, animada por lambris azulejares de gosto neoclássico, é iluminada por 3 janelões rectangulares do alçado posterior. No 2º piso observa-se a existência de uma compartimentação interna organizada contiguamente à fachada e comunicante entre si, nela se registando coberturas (em tecto de masseira) animadas nas 3 salas principais (correspondentes às 3 janelas do corpo principal) com emblemas heráldicos pintados.

Acessos

Praça dos Imperadores. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,221030; long.: -8,891406

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado, constituíndo-se como um dos lados da praça de planta hexagonal - que ostenta pelourinho ao centro ( v. PT031103050002 ).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Segurança: quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR)

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, final - construção do edifício, por iniciativa de D. Diogo Inácio de Pina Manique (senhor da vila desde 1791), Intendente Geral das Polícias; 1802 - a praça contava 18 fogos.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos (séc. 18)

Bibliografia

SOLEDADE, Arnaldo Ferreira da, De São Pedro de Arrifana a Manique do Intendente. Subsídios para a Sua História, Manique do Intendente, 1979; RODRIGUES, António José, Manique do Intendente - Contributo para a Sua História e do Seu Povo, Manique do Intendente, 1982; AZEVEDO, Carlos, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, 2ª ed., Vol. I, Lisboa, 1990.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Do ponto de vista da toponímia, a praça e as artérias nela convergentes veículam um interessante programa erudito, uma vez que o largo tem a designação de Praça dos Imperadores e as principais ruas a ele conducentes: R. de César, R. de Augusto, R. de Justiniano e R. de Sertório.

Autor e Data

Teresa Vale / Maria Ferreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login