Casa dos Alpuim

IPA.00006587
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
 
Casa nobre manuelina e barroca, de planta rectangular, com fachada manuelina e elementos decorativos barrocos. Fachada regular e simétrica, encimada por cornija com merlões, com portas rectangulares e de verga em arco abatido e janelas de arco bilobado. No lado N., integra torre quadrangular do séc. 18, mantendo a linguagem decorativa do resto do edifício.
Número IPA Antigo: PT011609310044
 
Registo visualizado 189 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Edifício de planta rectangular composta por vários volumes, com coberturas diferenciadas em telhados de 4 águas. Frontispício virado a O., de 2 pisos, com embasamento em cantaria de granito e encimado por cornija e merlões chanfrados, e cunhais apilastrados. Tem na extremidade N. uma torre de mais um piso, também coroada por merlões nas várias faces e com sacada protegida por gradeamento decorado. Vãos dispostos simetricamente, com um ritmo a b c b a; sendo a) portal de verga em arco abatido, com moldura recta, colunelos laterais e sobrepujado por volutas, interligando-se a janela de sacada de arco bilobado, com colunelos e enquadrado por moldura recta sobrepujada por volutas; b) Porta de verga recta com moldura de colunelos e cornija sobrepujada por volutas, encimada por janela de arco bilobado sobre colunelos com moldura recta sobrepujada por frontão truncado por uma vieira; c) Porta de verga recta com moldura de colunelos e cornija sobrepujada por volutas, interligada a janela de sacada em arco bilobado com moldura de colunelos sobrepujada por escudo com as armas dos Alpuins. Na torre existe uma janela de sacada também em arco bilobado com colunelos e enquadrada por moldura recta sobrepujada por frontão truncado por uma vieira. No INTERIOR, muito alterado por sucessivas adaptações, destaque para a escadaria de acesso ao 2º piso, de dois lanços opostos. No 2º piso, o andar nobre, destaca-se o salão, rectangular, central e paralelo à fachada, ladeado por duas salas quadrangulares, igualmente viradas para a rua. A adaptação efectuada recentemente no edifício levou à abertura de comunicação com o edifício contíguo da Casa dos Viscondes da Carreira, actuais Paços do Concelho.

Acessos

Rua Cândido dos Reis. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,694755; long.: -8,829528

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, flanqueado. A fachada principal abre directamente para a R. Cândido dos Reis. Tem adossado a N. o Palácio dos Viscondes da Carreira (v. PT011609310004) e a S. a Casa dos Monfalim, ambos com a mesma cércea.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1533 - instituição de um vínculo por Rui Fagundes e provável início da construção original; 1602 - cedência do vínculo a Cristóvão de Alpuim da Silva; 1627 - está em conclusão o oratório construído sobre o quintal no lado S. do edifício; séc. 18 - construção do torreão; remodelação da fachada com colocação do escudo e dos elementos decorativos, em volutas, sobre os vãos; no interior, colocação de tectos em estuque; séc. 19 - colocação de escadaria no interior; 1875, 30 Dezembro - José Joaquim Lopes Guimarães compra a casa, por 3 contos, à família Pita Bezerra de Alpuim, tendo posteriormente efectuado grandes obras no interior para adaptar o andar superior a habitação e o piso térreo a comércio; 1966 - instalação no edifício da Biblioteca Pública Municipal, então já contando com 18.999 volumes e possuindo 42 lugares para consulta; 1990 - remodelação para instalação de serviços municipais; 1999, 05 julho - despacho de abertura do processo de classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, madeiras, ferro forjado nas varandas e janelas, cobertura em telha, pavimentos em lajeado de granito e madeira.

Bibliografia

ALPUIM, Maria Augusta, VASCONCELOS, Maria Emília, Casas de Viana Antiga, Centro de Estudos Regionais, Viana do Castelo, 1983; FERNANDES, Francisco Carneiro, Viana Monumental e Artística, Viana do Castelo, 1990; CALDAS, João Vieira e GOMES, Paulo Varela, Viana do Castelo, 1990.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

década de 90 - obras de remodelação no interior para geminação com o edifício dos Paços do Concelho ( Casa dos Viscondes da Carreira ).

Observações

*1 - Originalmente o 1º piso, com comunicação directa para a rua, destinava-se a armazenamento, tendo posteriormente uma utilização ligada ao comércio. *2 - Quando se encontrava aqui instalada, a Biblioteca Municipal funcionava no 2º piso, localizando-se as salas de leitura nas divisões viradas para a rua e nas divisões internas o armazenamento dos livros.

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login