Casa dos Melo Alvim / Solar de Camarido

IPA.00006585
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
 
Casa nobre de construção quinhentista, prolongado, no séc. 17, para nascente, e, posteriormente, tendo-se sido adossado um novo corpo quadrangular, a poente, recuado em relação ao frontispício. Apresenta planta composta, tendo o corpo principal retangular, com fachadas evoluindo em dois pisos, a frontaria de linguagem manuelina, rasgada por vãos em arcos duplos e triplos, definidos por colunelos, e rematada em platibanda coroada de merlões. O edificio prolonga-se para nascente. onde possui vãos em estilo clássico. Na fachada poente, integra janelão em revivalismo neogótico. No interior saliente-se a colunata e escadaria de acesso ao segundo piso, onde inicialmente os compartimentos se dispunham em torno de um grande salão central.
Número IPA Antigo: PT011609190067
 
Registo visualizado 514 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Edifício de planta rectangular, composta, irregular, de 3 pisos, sendo a fachada principal a mais comprida. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 3 e 4 águas. Frontispício virado a S., de 2 pisos, com cunhais em alheta, coroado por merlões sobre platibanda e fenestração irregular embora com ritmo idêntico nos dois pisos. Primeiro piso com esquema de fenestração a b a c d, correspondendo a) a janela rectangular com moldura em colunelo e cornija; b) a porta principal do edifício com moldura de colunelos e verga recta encimada por brasão dos Melo Alvim; c) e d) a portas rectangulares, de dimensões distintas e apresentando moldura de bocel. O alçado possui ainda uma pequena porta rectangular, do lado E., de acesso ao jardim. Segundo piso com esquema de fenestração a b c b d, correspondendo a a) janela de sacada com varanda, moldura de colunelos suportando arco duplo interno e canupial externo; a b) janela com moldura de colunelos, arco trilobado e avental; c) janela com moldura de colunelos, arco duplo e avental; a d) janela rectangular com cornija. A fachada O. do corpo principal apresenta no lado S. 2 pisos, tendo no 1º piso uma porta do tipo b) encimada por uma janela de mainel; no lado N. desta fachada verifica-se a existência de 3 pisos sendo o pano dividido verticalmente pela presença de uma chaminé, com fenestração irregular, tendo no 1º piso uma porta rectangular de moldura simples e uma janela rectangular com cornija, no 2º uma janela pequena rectangular e uma janela de arco duplo com moldura côncava e avental, o 3º piso tem apenas uma pequena janela rectangular. Adossado a O. ao corpo principal, em plano recuado em relação ao frontispício, existe um edifício rectangular, que apresenta 2 pisos e vãos rectangulares de moldura simples colocados irregularmente. A entrada principal efectua-se por um átrio em que existem 6 colunas dóricas e a partir do qual se acede ao 2º piso por uma escada de 2 lanços perpendiculares. No 1º piso sucedem-se uma série de divisões dispostas perpendicularmente à fachada, correspondendo às antigas áreas de armazém e que funcionam, actualmente, como área social da estalagem. O 2º piso, perpendicular à fachada, foi dividido em quartos de dormir.

Acessos

Monserrate, Avenida do Conde da Carreira, n.º 28. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,694477; long.: -8,831271

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Aviso n.º 19669/2019, DR, 2.ª série, n.º 235/2019 de 06 dezembro 2019

Enquadramento

Urbano, isolado, meia-encosta. Ergue-se nas proximidades da estação ferroviária, com o edifício principal a abrir directamente para a rua; integra um pequeno jardim que envolve o edifício dos lados N. e E..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: albergaria

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1509 / 1510 - início da construção do corpo principal do edifício e do frontispício manuelino, pelo almoxarife Pedro Pinto; séc. 16, final - remodelação e construção da escada interior; séc. 17 - prolongamento do edifício para nascente; séc. 18 - provável remodelação e construção do corpo a poente; séc. 19 - remodelação no lado N. da fachada O. e outras, depois da demolição do antigo convento de Crúzios; 1995 / 1996 - adaptação do edifício a albergaria; 2019, 08 abril - publicação da abertura de procedimento para classificação da Casa dos Melo Alvim como Monumento de Interesse Municipal, em Anúncio n.º 63/2019, DR, 2.ª série, no 69/2019.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; vãos, cunhais, platibanda e merlões em cantaria de granito; madeiras; guardas em ferro forjado; pavimento em lajeado de granito e madeira; cobertura em telha.

Bibliografia

ALPUIM, Maria Augusta, VASCONCELOS, Maria Emília - Casas de Viana Antiga. Viana do Castelo: 1983; FERNANDES, Francisco Carneiro - Viana Monumental e Artística. Viana do Castelo; CALDAS, João Vieira e GOMES, Paulo Varela - Viana do Castelo. 1990.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Turiviana - Turismo Irmãos Laranjeira Lda: 1995 / 1996 - adaptação do edifício a albergaria; a obra de adaptação consistiu essencialmente na alteração das divisões internas do edifício, principalmente no segundo e terceiro pisos, áreas destinadas a quartos de dormir, mantendo-se, no entanto, as paredes estruturais; exteriormente a adaptação consistiu apenas no alargamento da porta da garagem na fachada sul do corpo recuado e na restituição de uma porta, na fachada poente do edifício principal que tinha sido transformada em janela.

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login