Casa da Quinta do Tanque e capela / Casa dos Cerveiras e capela

IPA.00000658
Portugal, Aveiro, Anadia, União das freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro
 
Casa nobre tardo-oitocentista, de planta rectangular, com dois pisos e águas furtadas, adossando à direita pequena capela, de estilo pombalino, de planta retangular. O retábulo de São Cosme e São Damião, dos inícios do séc. 16 (anos 20 a 30, segundo Nogueira Gonçalves), bem como os nichos laterais, é devedor a mestre conimbricense desconhecido, dentro da tipologia dos retábulos renascentistas da região mondeguina. São visíveis restos de policromia dourada nas pilastras e molduras dos nichos, bem como na estatuária.
Número IPA Antigo: PT020103150002
 
Registo visualizado 305 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular composta por edifício rectangular, pequena capela longitudinal adossada à direita e portal monumental à esquerda, o qual dá acesso às traseiras e na sequência do qual se erguem construções anexas sem valor arquitectónico. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachadas de três pisos - rés-do-chão, primeiro piso e águas furtadas - marcados horizontalmente por corpo arquitravado e entablamento superior (constituído por friso e cornija) e verticalmente, por duplas pilastras que acentuam o pano vertical central elevado. Se as molduras arquitectónicas se resumem às fachadas posterior e anterior, terminando nos cunhais, o piso superior alonga-as pela planta cruciforme. Na fachada nobre, rasgam-se, no piso térreo, sete vãos - seis janelões gradeados e porta central - emoldurados por cantaria, com correspondência no segundo piso mas, aqui, os três vãos centrais juntam-se em sacada com entrada tripla. Ao alto, no enfiamento da emblemática heráldica, águas furtadas em planta cruciforme com lado menor para os alçados laterais e com varandim central entre dois vãos laterais, com pequenos contrafortes laterais. Ao lado esquerdo, o portal com coroamento dá acesso a alpendre lateral arquivoltado e à fachada anterior, mais discreta mas destacando-se a entrada em escadaria, defronte para o bosquedo. À direita, capela com fachada rectangular, portal de verga recta com pequeno nicho sobre o lintel, decoração em fiada única interrompida com enrolamentos simples, encimada por falsa sineira com remate semicircular. O INTERIOR é organizado por divisão central em cruz, com dois arcos arquivoltados, axiais à estrada, e escadaria lateral para o piso superior. Por sua vez, na capela, retábulo fundeiro com nichos cegos laterais, azulejaria de padronagem e cobertura de abóbada de berço. No retábulo pétreo, duas pilastras corintizantes, decoradas com motivos de grutesco, emolduram os dois nichos centrais com esculturas de vulto redondo, divididos por coluna balaústre, com remate superior arquitravado e predela com três nichos com estatuária em baixo-relevo.

Acessos

Rua D' Avale, Largo Machado de Castro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª Série, nº 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano. Isolado por cerca, com frondosa zona verde, rodeado por construções de valor artístico diferenciado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - feitura do retábulo pétreo, atualmente na capela; séc. 18, final - séc. 19 - construção do solar; 1844 - data da construção da capela.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria e cantaria nos vãos, coberturas interiores em madeira (tecto de ripas no primeiro piso e em caixotões no segundo), coberturas exteriores em telha, ferro nos gradeados e calcário branco (retábulos, nichos e molduras arquitectónicas)

Bibliografia

GRAÇA, Soares da, Machado de Castro em Aguim, Coimbra, 1940; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, VI, Lisboa, 1959, pp. 94 - 95; BORGES, Nelson Correia, João de Ruão, escultor da Renascença Coimbrã, Coimbra, 1980, p. 53; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74434 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Casa da Quinta do Tanque e o grupo escultórico de São Cosme e São Damião, na capela anexa / Casa dos Cerveiras e o grupo escultórico de São Cosme e São Damião, na capela anexa. *2 - As atribuições do retábulo de São Cosme e São Damião e do imóvel a João de Ruão e a Machado de Castro, respectivamente, são discutíveis.

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login