Capela de Nossa Senhora do Resgate

IPA.00006578
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
 
Arquitectura religiosa, maneirista e neoclássica. Capela de planta longitudinal composta por uma nave com coro-alto e capela-mor. Fachada principal terminada em frontão recortado e com vãos em eixo, composto por portal de volta perfeita, ladeado e sobrepujado por janelas. Interior com coberturas em falsa abóbada de berço abatido, com altares neoclássicos e esculturas seiscentistas.
Número IPA Antigo: PT011609310070
 
Registo visualizado 117 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor rectangulares. Volumes articulados com cobertura indiferenciada em telhado de 2 águas. Frontaria virada a SE., revestida a azulejo policromo, com cunhais apilastrados que suportam uma cornija sobrepujada por frontão recortado, com ático central perfurado por óculo em losango, encimado por cruz e ladeado por aletas. Portal axial, em arco pleno sobre pilastras, enquadrado por pilastras suportando entablamento coroado por bolas; é ladeado por janelas rectangulares gradeadas e encimado por uma outra, de guilhotina. INTERIOR de uma só nave, com coro-alto com escada de acesso no lado do Evangelho, guarda-vento e paredes com lambril em azulejo monocromático. Púlpito quadrado sobre mísula, com balaustrada em madeira, colocado do lado da Epístola. Altares laterais postos de ângulo, em talha pintada, com nicho central enquadrado por colunas compósitas suportando entablamento e frontão. Arco triunfal de volta inteira revestido de talha pintada. Tecto em falsa abóbada de berço abatida sobre cornija de cantaria. Capela-mor com duas portas rectangulares na parede testeira, retábulo em talha pintada, com nicho central enquadrado por colunas compósitas coroadas por urnas e frontão. Pavimentos em soalho e tecto em abóbada de berço abatida suportada por cornija e com clarabóia quadrangular zenital.

Acessos

Rua da Bandeira. Gauss: M=142.2; P=525.2: Fl. 40

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção da Igreja da Misericórdia (v. PT011609310005)

Enquadramento

Urbano, flanqueado. A capela abre directamente para a rua, calcetada e sem circulação automóvel, não possuindo qualquer adro; é flanqueada por casas de habitação com a mesma cércea e tem nas proximidades a Misericórdia de Viana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1620, 18 Maio - fundação da Confraria dos Sapateiros instalada na capela do Recolhimento de São Tiago; 1628, 18 Junho - transferência da confraria para uma capela privativa, dedicada a São Crispim e São Crispiano, junto à Porta do Postigo; 1696 - data no portal, assinalando a construção da capela, pela Confraria; 1698, 12 Abril - transferência da Confraria para a capela; séc. 20 - revestimento da frontaria a azulejos.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de granito, azulejo, cantaria de granito nos vãos, varandas, cunhais, cornijas e frontão, madeira nos pavimentos e altares, cobertura em telha.

Bibliografia

FERNANDES, Francisco José Carneiro, Capelas de Viana, Cadernos Vianenses, VI, Viana do Castelo, 1981.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A Confraria dos Sapateiros, fundada em 18 de Maio de 1620, congregava sapateiros, surradores, curtidores e corrieiros. Como memória por ter estado instalada na capela dedicada a São Crispim e São Crispiano, situada junto à "Porta do Postigo", conserva ainda nas proximidades um nicho com uma imagem, em pedra policroma, de São Crispim.

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 1999

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login