Câmara Municipal de Sobrado / Câmara Municipal e Cadeia de Castelo de Paiva

IPA.00006452
Portugal, Aveiro, Castelo de Paiva, União das freguesias de Sobrado e Bairros
 
Câmara municipal e cadeia muito simples, de planta rectangular simples, evoluindo em dois pisos, com a primeira a funcionar no superior a a cadeia no inferior. É rasgada por vãos rectilíneos com molduras de cantaria, sendo as janelas do piso térreo gradeadas e a janelas de guilhotina no superior. Possui portal de verga recta, com moldura encimada por cornija e balcão de acesso ao segundo piso, por dois lanços de escadas opostos. Dois dos vãos do segundo piso encontram-se entaipados.
Número IPA Antigo: PT010106090009
 
Registo visualizado 415 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Planta rectangular simples, com estrutura em alvenaria de granito, cunhais apilastrados, evoluindo em dois pisos, de disposição horizontalista e cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria e rematadas em friso e cornija. Fachada principal, virada a SE., rasgada por porta de verga recta com cornija e ladeado por duas janelas, de verga recta, guilhotina, com acesso por balcão acedido por dois lanços opostos de escadas com guarda em ferro, sendo o balcão protegido por guarda em cantaria com mastro de bandeira. A porta é encimada, ao nível da cobertura, por acrotério com o brasão da Casa de Bragança. Fachada lateral esquerda, rasgada por vão de verga recta, possuindo ao nível do piso térreo, uma porta ladeada por quatro janelas gradeadas, superiormente, é rasgada por cinco vãos, o central entaipado e as restantes janelas de verga recta, de guilhotina. Fachada lateral direita, rasgada por duas portas de verga recta e molduras simples, no piso superior, cinco janelas de guilhotina e modinaturas simples semelhantes às das outras fachadas. Fachada posterior rasgada por duas janelas gradeadas, na piso térreo, e duas de guilhotina no piso superior, a do lado direita encontra-se entaipada e fora do alinhamento relativamente à do piso térreo. No interior, ao nível do piso térreo, divisão através de corredor central e duas divisões laterais, estrutura granítica com zonas preenchidas com estruturas em madeira de obra moderna.

Acessos

Rua Direita, Largo do Conde de Castelo de Paiva, Rua Boavista

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 45/95, DR, 1ª Série-B, nº 280, de 30 Novembro 1993

Enquadramento

Urbano, isolado, confina directamente com as vias públicas, pavimentadas a calçada de paralelos de granito, excepto na fachada lateral direita, que abre para um pequeno largo, pavimentado a calçada portuguesa, onde se implanta o chafariz (v. PT010106090037). Fronteiro à fachada lateral esquerda, surge o Largo principal da vila, onde se ergue o Monumento ao Conde de Castelo de Paiva, e do outro lado da via, a Câmara Municipal (v. PT010106090015).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Comercial e turística: posto de turismo / Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - edificado pela Casa de Bragança, tendo servido como Paços do Concelho.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; embasamento, modinaturas, cunhais, brasão e escadas em cantaria de granito; janelas com caixilharias de madeira e vidro simples; portas de madeira; coberturas em telha.

Bibliografia

VASCONCELOS, Strecht, Lendas e Tradições de Castelo de Paiva; PINHO, Margarida, Elementos para a História de Castelo de Paiva, Esposende, 1947; GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, XI, Lisboa, 1991, pp. 109 - 110; MONTEREY, Guido de, Castelo de Paiva: terras ao léu, 1997; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70910 [consultado em 21 outubro 2016].

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DREL

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

DGPC: PT DGEMN:DSARH-010/070-0007, PT DGEMN:DSID-001/001-010-0065/13

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - tratamento de rebocos e pinturas; conservação das coberturas; obras de adaptação de interiores para as funções actuais; 2012 - obras de valorização do edifício para integração do centro de interpretação da cultura local.

Observações

Autor e Data

Carlos Ruão 1996 / Sónia Basto 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login