Casa da Quinta da Fisga

IPA.00006450
Portugal, Aveiro, Castelo de Paiva, União das freguesias de Sobrado e Bairros
 
Casa nobre seiscentista da época de transição (Carlos de Azevedo) de planta rectangular, desornamentado, onde ainda persiste o modelo da casa-torre. A zona habitacional antiga, edificada até meados do século 18 foi embelezada por nova campanha, entre as décadas de 70 e 80, altura onde se edificaram os fontanários rococó, a capela e, provavelmente, o corpo esquerdo do solar. Escultura rude e de manufactura popular, copiando modelos estilísticos variados de fruste tez barroca.
Número IPA Antigo: PT010106010005
 
Registo visualizado 483 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo casa comprida

Descrição

Planta rectangular composta, volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas no solar e capela e de quatro nas torres. Longo desenvolvimento longitudinal em dois pisos dividido e rematado lateralmente por três torres paralelepipédicas com três pisos, a central com merlões e torres laterais com coberturas piramidais. Corpo esquerdo simples com vãos quadrangulares e rectangulares sem ornatos correspondendo, à direita, ao alçado rasgado por dois vãos em arco abatido e varanda abalaustrada superior com colunas lisas assentes em plintos, que se agrupam três a três, emoldurando a escadaria central de guardas cheias, repetindo-se a delimitação por torreão. Lateralmente, à direita, escadaria de acesso ao segundo piso, com alpendre sustentado por colunas assentes em plintos e balaustrada com acesso por escadaria lateral de guarda única. Adossada longitudinalmente e unida ao solar por passadiço superior de acesso ao coro-alto, capela rectangular de nave única, com portal rectangular remate triangular aberto, óculo quadrilobado com moldura quadrada e frontão triangular. Superfície murada simples, com portada axial central, com alto coroamento e estatuária, com três fontanários intramuros: dois rectangulares curvos com marcação do corpo central por pequena elevação e coroamento pseudo-triangular, com estatuária avulsa - no átrio central do solar - e outro, monumental, anexo aos jardins, com tanque rectangular e corpo vertical dividido em três panos incluindo no interior três carrancas e três nichos concheados com estatuária e remate cimeiro curvo com emblema heráldico central.

Acessos

EN. 502; Lugar de Bairros

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª Série, nº 226, de 29 Setembro 1977 *1

Enquadramento

Rural. Isolada, a meia encosta e rodeada por superfície murada com entrada monumental axial, em local de destaque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1683 - Início da construção por Manuel Gouveia de Carvalho (segundo inscrição existente); 1775 - datação do fontanário monumental; 1781 - Data do portal nobre de entrada; 1778 - Data gravada na empena do portal da capela; 1928, depois de - (Re)construção da parte esquerda do solar até ao torreão central, tendo este sido adaptado e preenchido com merlões.

Dados Técnicos

Sistema estrutural misto.

Materiais

Alvenaria rebocada, cantaria em granito (vãos, cunhais, fontes e estatuária), cobertura de telha, cimento (merlões).

Bibliografia

SILVA, Lambert da, Nobres Casas de Portugal, II, Porto; PINHO, Margarida, Elementos para a História de Castelo de Paiva, Esposende, 1947; AZEVEDO, Carlos, Solares Portugueses, Lisboa, 1969, p. 138; CORREIA, Azevedo de, Arte Monumental Portuguesa, Vol. 1, Porto, 1975, p. 39; VASCONCELOS, Strecht, Lendas e Tradições de Castelo de Paiva, Porto, 1981; GONÇALVES, Nogueira Gonçalves, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, XI, Lisboa, 1991, pp. 112 - 113.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Casa da Quinta da Fisga, pátios e jardins. * 2 - A capela encontrava-se originariamente à direita, sendo posteriormente deslocada para o local actual.

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login