Igreja Paroquial de Avelãs de Cima / Igreja de São Pedro

IPA.00006449
Portugal, Aveiro, Anadia, Avelãs de Cima
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, fachada com portal onico enquadrado por pilastras e remate com nicho, torre sineira rematada por coruchéu, capela-mor com abóbada de aresta; decoração interior do tecto de caixotões, retábulos e painéis de azulejos barrocos. Segue um tipo regional do qual a igreja paroquial de Sangalhos é talvez o exemplar mais completo.
Número IPA Antigo: PT020103050017
 
Registo visualizado 116 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por corpo de uma nave, capela-mor e sacristia / anexos adossados do lado N., volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 1 (sacristia / anexos) águas, aos quais se une, a N., torre sineira quadrangular ligeiramente retraída na frontaria. Fachada principal flanqueada por pilastras com portal único sendo o vão enquadrado por pilastras dóricas, decoradas com folhas de acanto, sobre pedestais imitando mísulas; friso do entablamento decorado; remate com frontão interrompido acompanhado por dois altos pináculos; sobrepõe-se-lhe nicho vazio de duas colunas coríntias ladeadas por aletas, entablamento e frontão curvo interrompido; as janelas do coro que flanqueiam esta composição central, são encimadas por frontões angulares interrompidos com pináculo ao centro e sobrepõe-se a lápides cercadas de molduras e folhagens; cimalha arquitravada; remate em frontão triangular; pináculos laterais encimando as pilastras e cruz cimeira. Torre sineira formada de 2 registos com escada anexa e exterior, rematada por coruchéu ao centro e fogaréus nos cantos. Fachadas laterais com janelas simples e portal rectangular com friso e cornija. Interior com coro-alto apoiado em 3 arcos de cantaria e baptistério sob a torre. Púlpito do lado do Evangelho de bacia alongada, piramidal, de 3 séries de acantos, a do meio sobreposta duma águia, com guarda de madeira torneada e espiralada; 4 arcos cavados nas paredes sendo 2 colaterais ao arco triunfal e 2 nos flancos junto aos ombros, todos contendo retábulos de talha dourada. Tecto de madeira em 12 séries de 5 caixotões rectangulares. Arco triunfal enquadra-se de pilastras misuladas, tendo nas cantoneiras florões de acantos alastrados; composições decorativas nas faces interna e externa do arco, repartindo-se aos rectângulos; as dos pés direitos são de almofadas corridas. Capela-mor com lambril de azulejos polícromos de recruzetados e florões, coberta com abóbada de aresta; tem 3 lápides funerárias no pavimento com escudo e inscrição.

Acessos

EN 1683, Avelãs de Cima, no Bairro de São Pedro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implanta-se num dos extremos do Bairro de São Pedro, com frontaria virada a um largo rodeado por casas de 2 pisos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1173 - foi fundada ou reconstruida sendo então o orago Santa Maria e São Pedro e o presbítero Pedro; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Coimbra; 1714 - reedificação sendo pároco Sebastião Pereira Miranda Henriques o qual presidiu à comissão de obras que era ainda composta por Manuel de Andrade, procurador da igreja, e João Rodrigo, que se ocupou mais assiduamento do andamento das mesmas; séc. 18, 2.ª metade - cobertura da torre.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, cantarias; cerâmica, telhas.

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - VI, Distrito de Aveiro, Zona Sul, Lisboa, 1959, pp. 73 - 75; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login