Tholos do Monge

IPA.00006419
Portugal, Lisboa, Sintra, Colares
 
Tholos (monumento fúnebre com falsa cúpula).
Número IPA Antigo: PT031111050079
 
Registo visualizado 737 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta  Tholos  

Descrição

Aproveitando uma depressão natural da superfície do maciço granítico, a qual foi artificialmente afeiçoada e revestida com blocos da mesma rocha, o tholos apresenta planimetria composta por átrio, corredor e câmara, tendo a cobertura sido efectuada em falsa cúpula, reconhecendo-se ainda os arranques desta estrutura. O átrio, de planta irregular (com dimensões de 6,5 m de comprimento e 6 m de largura maior), comunica com a câmara, de forma circular (com um diâmetro de 4,5 m e 3,5 m de altura), através de um corredor rectangular com c. de 1 m de comprimento.

Acessos

Sítio do Monge. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,774337; long.: -9,441474

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional, Despacho de 17 junho 1996 do Ministro da Cultura ) / Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Rural, destacado, isolado, num do cumes mais elevados da Serra de Sintra, a c. de 488 m de altitude, dominando a vertente S. da Serra e toda a área costeira

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Calcolítico / Idade do bronze

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Calcolítico - construção do monumento; Idade do bronze - subsiste a utilização do tholos; 1878 - descoberta do monumento pelo arqueólogo Carlos Ribeiro, o qual procede então à sua escavação integral; 1992 - proposta de classificação da CMSintra como Monumento Nacional; 17 setembro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Lages de granito

Bibliografia

RIBEIRO, Carlos, Estudos Pré-Históricos de Portugal, Vol. II, Lisboa, 1880; ZBYSZEWSKI, G., VIANA, Abel, FERREIRA, Octávio da Veiga, Nota Sobre a Gruta da Ponte da Lage (Oeiras) e a Tholos do Monge (Sintra), Coimbra, 1957; LEISNER, Vera, LEISNER, Georg, Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel - Der Western, Madrider Forschungen I,3, 1965; AAVV, Roteiros da Arqueologia Portuguesa, Vol. 1, Lisboa, 1986

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login