Capela de São Mamede de Janas

IPA.00006409
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Arquitectura religiosa. Integra-se no grupo de capelas alpendradas, de planta circular, no entanto a sua planimetria não é muito comum. Isto porque o alpendre circunda a capela apenas cerca de metade do perímetro, enquanto a outra é reforçada por 3 contrafortes e também devido construção interior formando espécie de "podium". É possível que tenha sucedido templo dedicado a Diana, em consequência do movimento de cristianização. A relação entre actual Santo protector e Diana (ambos protectores de animais) e a proximidade das datas da romaria a São Mamede e festividades de Diana é indiscutível. Até à alguns anos os animais entravam na capela, tal como outrora em certos santuários de Diana. A sua estrutura e planemetria singulariza-a entre as igrejas portuguesas de planta circular.
Número IPA Antigo: PT031111110027
 
Registo visualizado 2010 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

De planta circular, é precedida por alpendre que a circunda cerca de metade do perímetro e a que se liga no enfiamento corpo rectangular albergando altar-mor, enquanto a outra metade do perímetro é reforçada por 3 grandes e salientes contrafortes. Fachada principal virada a S., sendo a alpendrada interrompida por 2 aberturas - portas - e iluminada por vãos separados por colunas apoiadas em murete. O corpo rectangular, a E., é encimada por pequena sineira. No interior, ergue-se ao centro construção também circular, formada por 6 colunas, de fuste liso, suportando espécie de tambor que se ergue até ao tecto. O pavimento da capela está a um nível superior a esta construção ou "podium" e é formado por lajes de diferentes épocas. Púlpito na parede N. Junto à parede existe um banco corrido, interrompido pelo altar-mor. Dos 2 lados do altar, pendem de grades ex-votos de cera representando animais domésticos, ali depositados aquando da Romaria.

Acessos

Estrada de Janas a Fontanelas. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,833139, long.: -9,436485

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 44 075, DG, 1.ª série, n.º 281 de 05 dezembro 1961 / ZEP, Portaria n.º 401/2014, DR, 2.ª série, n.º 104 de 30 maio 2014

Enquadramento

Urbano. Ergue-se a c. 600 m. da vila de Janas, numa colina, e sendo precedida de amplo átrio. O terreno envolvente é de grande interesse arqueológico, pois ali têm sido recolhidos numerosos materiais romanos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - provável construção da capela, suportamente erigida sobre as estruturas de um templo romano, dedicado a Diana, explicando-se assim a espécie de "podium" que conserva no interior; 1881 - datação do púlpito; 1957, 19 setembro - proposta de classificação do edifício pela CMSintra; 1960, 13 maio - parecer da Junta Nacional de Educação a propor a classificação como Imóvel de Interesse Público; 28 maio - Despacho de homologação da classificação; 2002, 19 março - proposta da CMSintra de ampliação da classificação ao adro; 2012, 06 março - porposta da DRCLVTejo desfavorável à ampliação da classificação ao adro, por este não apresentar "elementos diferenciadores de um simples terreiro"; proposta de fixação da Zona Especial de Proteção; 20 abril - Despacho do diretor do IGESPAR a concordar com a não ampliação da classificação ao adro.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e cantaria. Estuques na decoração. Cobertura de telha em círculo e de uma água.

Bibliografia

BANDEIRA FERREIRA, Fernando, Nótula acerca da Ermida S. Mamede de Janas in Revista Guimarães, nº 72, Lisboa, 1962, p. 337 - 364; AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa, 1963; s.a., Capela de Sintra, BMS, 1987; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Anualmente, a 17 de Agosto, realiza-se a antiquíssima romaria, que inclui a tradicional benção do gado, que dá 3 voltas à ermida no sentido contrário dos ponteiros do relógio, indo depois descansar. Antigamente chegavam a entrar na capela.

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login