Celeiro da Patriarcal

IPA.00006392
Portugal, Lisboa, Vila Franca de Xira, Vila Franca de Xira
 
Arquitectura agrícola, pombalina. Celeiro
Número IPA Antigo: PT031114090019
 
Registo visualizado 539 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Armazenamento e logística  Celeiro  Celeiro eclesiástico  

Descrição

Planta rectangular, volumetria paralelepipédica e cobertura efectuada por telhados a 2 águas. Com pano de muro em reboco pintado e pequeno soco em cantaria, também presente nas pilastras que o delimitam lateralmente, compõe-se de apenas 1 piso, apresentando porta a eixo: localizada num pano de muro revestido com placagem de cantaria, vazado por arco abatido com chave relevada, onde se inscreve, o conjunto é delimitado por pilastras encimadas por goteiras também em cantaria. Lateralmente, regista-se abertura de 2 vãos com emolduramento simples em cantaria e verga ligeiramente curva: correspondentes a fenestrações, consistem em janelas de peito de guilhotina com malheiro em ferro forjado. O conjunto é sobrepujado por frontão triangular com medalhão oval em cantaria no tímpano, ornado com elementos vegetalistas na reserva, que se articula com o entablamento através de enrolamentos relevados no mesmo material. O alçado posterior apresenta uma organização idêntica ao principal. No interior reconhecem-se 3 naves, com cobertura em abóbada de berço à mesma altura, sendo a central de menores dimensões e separada das laterais por 10 pilares de secção quadrada. Os muros laterais apresentam-se ritmados por contrafortes.

Acessos

Rua Luís de Camões, n.º 130; Rua Pedro Victor.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 1158/2009, DR, 2.ª série, n.º 212 de 02 novembro 2009 *1

Enquadramento

Urbano, destacado, flanqueado

Descrição Complementar

Contiguamente ao alçado posterior existe um pátio aberto por portão à via pública.

Utilização Inicial

Armazenamento e logística: celeiro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: galeria de exposições

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: José Custódio de Sá e Faria (1747).

Cronologia

1747, 13 Novembro - construção do edifício, por iniciativa do Patriarca de Lisboa, conforme projecto José Culstódia de Sá e Faria; 1751, 28 Agosto - termina a construção e despesa total da obra avaliada em 31.117$263 réis; 1836 - aquisição pela Companhia das Lezírias do Tejo e Sado das propriedades da Igreja Patriarcal de Lisboa, entre as quais se incluí o celeiro; séc. 20, 2ª metade - instalação no antigo celeiro de um anexo de um estabelecimento de ensino; 1989, 27 outubro - proposta de classificação pela CMVila Franca de Xira; 2002, 14 fevereiro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 2003, 23 março - proposta da DRLisboa para a classificação do Imóvel de Interesse Público; 25 março - proposta da DRLisboa de fixação da Zona Especial de Proteção Conjunta do Pelourinho e do Celeiro da Patriarcal; 07 maio - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR; 29 maio - Despacho de homologação da Zona Especial de Proteção pelo Ministro da Cultura; 2004, 30 setembro - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR para a classificação como Imóvel de Interesse Público; 2005, 03 fevereiro - Despacho de homologação da classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos, GUSMÃO, Adriano, FERRÃO, Julieta, Monumentos e Edifícios Notáveis dos Distrito de Lisboa, Vol. III, Lisboa, 1963; Vida Ribatejana, Nº especial, 1963; GOMES, Paulo Varela, A Cultura Arquitectónica em Portugal no Século XVIII, Lisboa, 1988; MACEDO, Lino de, Antiguidades do Moderno Concelho de Vila Franca de Xira, Vila Franca de Xira, 1992 (1ª ed. 1893); O Concelho em Que Vivemos, Vila Franca de Xira, 1998

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, 2ª metade - obras de adaptação a outra utilização; 2006 - obras de recuperação da cobertura (previstas).

Observações

*1- DOF: Conjunto constituído pelo Celeiro da Patriarcal, imóvel anexo à fachada posterior, pátio e portal de entrada. Zona Especial de Proteção Conjunta do Pelourinho de Vila Franca de Xira e do Celeiro da Patriarcal.

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login