Edifício na Praça da República / Café Arcadas / / Posto de Turismo e Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira

IPA.00006377
Portugal, Lisboa, Mafra, Ericeira
 
Casa de habitação unifamiliar construída, muito provavelmente, no início do século 19, apresentado ainda as características da casa de habitação pombalina. Assim, a sua planta é retangular, simples, com dois pisos, existindo um escalonamento entre o primeiro, mais largo, e o segundo. As fachadas denotam uma grande sobriedade e bom desenho, são rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco saliente, também ele rebocado e pintado a branco, com cornija saliente na qual assenta um beirado simples, são rasgadas num ritmo regular por vãos retilíneos servidos de molduras de cantaria simples. Cobertura em telhado de quatro águas, onde são visíveis duas trapeiras, orientadas para as fachadas norte e sul. Fachada principal orientada a norte, para a praça, de que ocupa o topo sul, animada pelo rasgamento a eixo de uma porta de verga reta, ladeada por duas janelas de peito, sendo os três vãos sobrepujados por três janelas de peito, e, na cobertura, ao centro por uma trapeira. Lateralmente, a poente, a fachada lateral esquerda apresenta um corpo avançado ao nível do primeiro piso, rasgado, por cinco vãos retilíneos, que criavam uma galeria de passagem (hoje fechados), que antecedem as cinco arcadas, formando uma loggia. O segundo piso é rasgado em terraço coberto por alpendre apoiado em colunas toscanas. Interiormente, a casa encontra-se muito descaracterizada, fruto das diversas ocupações / funcionalidades que conheceu, destacando-se apenas os três pares de colunas lisas de mármore rosa de capitéis dóricos, que abrem uma ala central no amplo salão do primeiro piso.
Número IPA Antigo: PT031109060031
 
Registo visualizado 816 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular, simples, com dois pisos, existindo um escalonamento entre o primeiro, mais largo, e o segundo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco saliente, também ele rebocado e pintado a branco, com cornija saliente e rematadas em beirado simples, são rasgadas por vãos retilíneos, maioritariamente servidos de molduras de cantaria simples. Cobertura em telhado de quatro águas, onde são visíveis duas trapeiras, orientadas para as fachadas norte e sul. Fachada principal orientada a norte, para a praça, apresenta dois panos, de dois e um piso, o primeiro é animado pelo rasgamento a eixo de uma porta de verga reta, ladeada por duas janelas de peito, sobrepujadas por três janelas ao nível do segundo piso. A eixo surge, na cobertura, uma trapeira. O segundo pano apresenta um corpo mais saliente no primeiro piso, rasgado, lateralmente, por uma porta retilínea em vidro. Fachada lateral esquerda, a nascente, é rasgada por cinco janelas de peito em cada um dos seus dois pisos. Fachada lateral esquerda, a ocidente, apresenta um corpo avançado ao nível do primeiro piso, rasgada, por cinco vãos retilíneos, hoje fechados por portas retilíneas de vidro, que antecedem as cinco arcadas que conferiam nome ao antigo café que aqui existia. O segundo piso é rasgado em terraço coberto por alpendre apoiado em colunas toscanas, com cobertura telhada a uma água. A fachada posterior, a sul, encontra-se encoberta ao nível do primeiro piso pela casa térrea que lhe fica contígua, sendo visível a existência de uma trapeira na cobertura, a eixo. INTERIOR: primeiro piso, apresenta uma grande sala, ampla, centralizada por três pares de colunas lisas de mármore rosa de capitéis dóricos, que hoje delimitam o grande balcão central de atendimento público do posto de turismo, para nascente ficam as áreas reservadas. No segundo piso funciona o centro de interpretação, constituído por uma grande sala, centralizada por uma mesa multimédia. Na varanda encontram-se pequenas mesas e bancos para usufruto dos visitantes. No pequeno imóvel, de um só piso, contíguo para sul, funciona um café, havendo circulação comum entre ambos os imóveis.

Acessos

Praça da República, n.º 17; Rua Dr. Eduardo Burnay, n.º 46; Rua Provedor Jorge Fialho. WSG (graus decimais): lat. 38,962975, long. -9,416893.

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996 *1

Enquadramento

Urbano, destacado, flanqueado. Completamente inserido na malha urbana que lhe é, maioritariamente, posterior. Implanta-se no centro da vila da Ericeira, constituindo o edifício do topo sul da Praça da República, popularmente designada por Jogo da Bola, ocupando um lote com maior profundidade do que largura. Confronta, a poente, com o Café Salvador no topo da Rua Dr. Eduardo Burnay, uma das principais artérias comerciais da vila, a norte com a praça, a nascente com o Sunset Bamboo Bar, na Travessa do Jogo da Bola, sendo, a sul, flanqueado pelo edifício do Surf Café Fluctus.

Descrição Complementar

no centro da área reservada a centro de interpretação (segundo piso) encontra-se uma grande mesa interativa, composta por uma maquete topográfica à escala 1:1000 dos 4 km que englobam a reserva mundial de surf da Ericeira e uma representação do relevo batimétrico desta área, para o que utiliza tecnologias de projeção e vídeo-mapping. A mesa é complementada por sete iPads, cada um com informação sobre uma das ondas icónicas da reserva, a informação é acompanhada por uma galeria de imagens e de vídeos onde vários surfistas descrevem a sua experiência de surfar estas ondas.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: posto de turismo / Cultural e recreativa: centro de interpretação

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETURA DE INTERIORES: Exprimentadesign (2017)

Cronologia

Séc. 19 - construção do edifício; 1920, década - Manuel Lopes Matias, empresário e agricultor local, abre no edifício a Cervejaria Lopes; para receber esta nova funcionalidade o edifício é alvo de obras; c. 1930 - o imóvel é arrendado a António Cardoso, professor de instrução primária, recebendo nova campanha de obras que o transforma no Café Bijou-Arcada; c. 1935 - 1942 - o café encontra-se alugado a Guilherme Miranda, antigo emigrante no Brasil; 1942 - a exploração do café passa a ser feita por Alberto Galrão e Augusto da Silva Morais; durante a II Guerra Mundial realizam-se alguns espetáculos de café-concerto animados pelo senhor Bagulho, pianista e professor primário; 1970 - 1980 - funciona, no piso superior, um salão de jogos; 1980 - no primeiro piso funciona o posto de venda ao público da Cooperativa Abastecedora de Leite UCAL; 1991 - o edifício ameaça ruir parcialmente; 1996, 06 março - é classificado como Valor Concelhio (Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56); 1996, 13 maio - é publicada a declaração de retificação a corrigir o nome da rua de D. Eduardo Burnay para Dr. Eduardo Burnay (Declaração de Rectificação n.º 10-E/96, DR, 1.ª série-B, n.º 127); 2000, 20 maio - inauguração da Sede da Junta de Turismo; 2001, 08 setembro - nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, 1.ª série-A, n.º 209, a classificação como VC foi convertida para IM - Interesse Municipal; funciona, no segundo piso, a Galeria de Arte Orlando Morais; 2017, 03 junho - depois de ter recebido obras de requalificação cofinanciadas pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, a autarquia de Mafra inaugura no local o Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira e Posto de Turismo da Ericeira, cujo projeto de requalificação arquitectónica, design de interiores, design gráfico e componente mixmedia foi desenvolvido pela Experimentadesign para a Câmara Municipal de Mafra.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, vidro, telha, mármore e madeira.

Bibliografia

CARÉ JÚNIOR, José - Breve Historial do Antigo Café Bijou-Arcada (Ericeira). Mafra, 1999; Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira: Brochura. Ericeira: WSR, 2017; FERNANDES, Paulo, Almeida; VILAR, Maria do Carmo - Identidades: património arquitectónico do Concelho de Mafra. Mafra: Câmara Municipal de Mafra, 2009; www.experimentadesign.pt (acedido em março 2018); www.patrimóniocultural.gov.pt (acedido em março 2018); www.jagoz.com (acedido em março 2018)

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: PT DGEMN/DSID / CMM: PT AMM

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Edifício na Praça da República (onde funcionou o Café Arcadas) e na Rua Dr. Eduardo Burnay

Autor e Data

Paula Tereno 2018

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login