Parque do Choupal

IPA.00006344
Portugal, Lisboa, Torres Vedras, União das freguesias de Torres Vedras (São Pedro, Santiago, Santa Maria do Castelo e São Miguel) e Matacães
 
Espaço verde de recreio. Parque de concepção formal.
Número IPA Antigo: PT031113150040
 
Registo visualizado 95 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Parque  Parque  Formal    

Descrição

O parque é composto por duas parcelas distintas, uma imediatamente a N. do rio Sizandro, que corresponde a uma área ajardinada separada da segunda, onde de facto decorre o programa de parque, pela estrada que liga Torres Vedras a Santa Cruz. A primeira, de forma praticamente triangular, apresenta um café, um pequeno estacionamento e a referida área ajardinada. O Parque propriamente dito, de planta rectangular, desenvolve-se a um nível inferior, relativamente à sebe e ao passeio que percorrem a sua periferia e à estrada que o define. A sua estrutura é definida a partir de um eixo longitudinal, de orientação E.-O. que é pontuado nas duas extremidades por uma palmeira enquadrada por um canteiro de forma circular, este é interceptado por dois eixos longitudinais que dividem o primeiro em três segmentos idênticos, e que correspondem aos acessos pedonais para quem vem da primeira área de parque (junto ao rio); estes são mais evidentes a S. do eixo longitudinal, são assinalados por sebes talhadas que os definem, para N. do eixo desfazem-se na ampla área ensombrada por plátanos que preenche quase na totalidade essa parcela. Para ambos os lados do eixo ocorrem canteiros, rectangulares, definidos por sebes talhadas nos três lados que definem a sua forma relativamente ao eixo. No interior de cada um encontram-se espécies várias, de que são exemplo: sempre-noiva, couves de Stª Terezinha (Bergenia cordifolia), Ibisco (Ibisco rosa-sinensis), Borracheira (Ficus sp.), agapantos (Agapanthus sp.), lantanas (Lantana camera). A partir da extremidade E. do eixo longitudinal e antes do primeiro eixo transversal, podemos encontrar para S. um bloco de sanitários, um viveiro de gamos e um parque de bicicletas infantil, para N. um campo de jogos e um parque infantil. Entre o primeiro e o segundo eixo transversal encontramos para S. do eixo longitudinal um parque de merendas e para N. um coreto e um depósito de água. Para além do segundo eixo transversal, e a N. do eixo longitudinal, encontramos um canil. Para N. do parque infantil e do coreto existe uma parcela do parque murada, correspondente a instalações municipais. No coberto arbóreo de todo o parque predominam os plátanos, os choupos e as palmeiras; o estrato arbustivo resume-se às sebes talhadas e ao preenchimento dos canteiros do eixo central, relativamente às herbáceas são praticamente inexistentes. Para N. do parque desenvolve-se uma encosta de declive acentuado que o contém visualmente e que fisicamente se impõe perante este. Para N. do campo de jogos, fica a Ermida da Senhora do Ameal.

Acessos

Entrada N. da cidade de Torres Vedras. Estrada para Santa Cruz

Protecção

Enquadramento

Vale, encosta N. do Castelo. Junto ao rio Sizandro.

Descrição Complementar

«Está a Comissão de Iniciativa fazendo um aprazível Parque que possui boas sombras e amplas ruas ladeadas de lindos e viçosos canteiros.»

Utilização Inicial

Recreativa: parque

Utilização Actual

Recreativa: parque

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Dados Técnicos

Rebaixamento relativamente à estrada

Materiais

INERTES: terra batida; VEGETAL: - árvores - plátanos; arbustos - sebes talhadas

Bibliografia

A Hora - jornal ilustrado português republicano independente, ano IV, nº42, Lisboa, 1936; V.A., Torres Vedras - Passado e Presente, vol. I, CMTV, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; UE

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Simões 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login