Casa da Quinta das Lapas

IPA.00006342
Portugal, Lisboa, Torres Vedras, União das freguesias de Maxial e Monte Redondo
 
Arquitectura residencial, barroca e neoclássica. Palácio de grande sobriedade e de planta em U, fechado por alas de serviço e muro. A organização dos jardins é típicamennte barroca, criando pequena casa de fresco no paredão facetado que enquadra lago da sereia. A ampliação do séc. 19 deixou-lhe alguns traços neoclássicos, neoclássica é também a capela que, no entanto conserva na capela-mor azulejos setecentistas.
Número IPA Antigo: PT031113090018
 
Registo visualizado 511 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Quinta (v. IPA.00003131) com casa de planta quadrangular ladeada por duas alas de serviço, mais baixas, criando pátio central, que é fechado por muro duplo formando miradouro. Volumes articulados cobertos com telhados de 2 a 4 águas. Muro vazado por 2 janelas e portão, encimado por frontão circular com pedra de armas. Frontespício dividido em 3 corpos por pilastras, com andar nobre elevado, a que dá acesso escadaria de 4 lanços opostos protegida por balaustrada; fenestrado por janelas de sacada, de moldura recortada, e janelas de guilhotina ladeando portal com frontão ondulado. Sobre a cornija, 2º piso, mais baixo, e com janelas distribuídas regularmente. A fachada lateral direita organiza-se num plano mais elevado. Os volumes são diferenciados e ritmados a nível das coberturas. É formado por 3 corpos, sendo o central encimado por frontão triangular com fogaréus nos ângulos. Fenestrado por janelas de guilhotina ou portadas que dão para o jardim fronteiro; a porta central, de bandeira, é encimada por cornija curva. Pequeno friso de azulejos de padrão organiza-se sobre a cornija e em volta das janelas da mansarda. O jardim é enquadrado por muro com painéis de azulejos figurando cenas galantes, interrompido regularmente por bancos de pedra. Ao centro fonte quabrilobada. Salas interiores com tectos de masseira, mais ou menos decorados. Capela de planta rectangular e cobertura diferenciada com telhado de 2 águas. Frontespício terminado em empena e precedido por colunata jónica apoiando frontão triangular que, ao avançar, forma espécie de galilé; pilastras jónicas segmentam-no em 3 corpos, rasgados por 2 janelas, gradeadas e encimadas por almofada redonda, enquadrando portal de verga recta. No interior, lambril de azulejos com símbolos das ladaínhas; teia de madeira separa a nave da capela-mor, coberta por abóbada; retábulo com frontão redondo sobre pilastras, enquadrando nicho com imagem da Virgem e o Menino.

Acessos

Estrada Torres Vedras - Matacães - Monte Redondo -, a 5 Km. de Torres Vedras. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,110098; long.: -9,206620

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 (Casa), Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002 (Quinta) *1

Enquadramento

Urbano. Ergue-se junto à estrada tendo, do outro lado da mesma, capela particular enquadrada por rampas de acesso. Jardim povoado de grandes carvalhos, tílias e árvores exóticas, com arruamentos e bancos de pedra; destaca-se lago da sereia enquadrado por paredão de 3 faces forradas a azulejos com cenas galantes e de caça; centra-o nicho com embrechados.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Saúde: centro de recuperação

Propriedade

Pública: associação

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR de AZULEJO: António Pereira Rovasco (séc. 18).

Cronologia

Séc. 17, finais - construção iniciada por Manuel Teles da Silva, 1º Marquês de Alegrete; séc. 18 - conclusão das obras; segundo tradição, D. João V teria requisitado os operários que ali trabalhavam para as obras do Convento de Mafra, recompensando o proprietário com autorização para brasonar o portão; séc. 18 - pintura dos azulejos do jardim por António Pereira Rovasco; séc. 19 - palácio ampliado para 2 pisos; 1986 - vendido à Associação Le Patriarche; 1996, outubro - Despacho de homologação da ampliação da classificação, para integrar todo o perímetro da Quinta, pelo Ministro da Cultura.

Dados Técnicos

Estrutura de paredes autoportantes, de alvenaria rebocada e cantaria.

Materiais

Calcário, azulejos, embrechados, madeiras. Cobertura de telha.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa , Lisboa, 1963; RIBEIRO, António da França, Solares do Oeste, Em frente do Oeste, Atalaia de Cima, 12 Abril 1990; SIMÕES, J. M. dos Santos, Azulejaria em Portugal no séc. XVIII, Lisboa, 1979; ALMEIDA, José António Ferreira, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1980; s.a. Natureza e Restauração - Torres Vedras, Atilox, nº 11, França, s.d; Torres Vedras, Passado e Presente, Torres Vedras, 1996; SERRÃO, Vítor, António Pereira Ravasco, ou a influência francesa na arte do tempo de D. Pedro II, in A Cripto-História de Arte, Lisboa, Livros Horizonte, 2001, pp. 125-148.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Ampliação da classificação da Casa da Quinta das Lapas de forma a abranger toda a Quinta e respectiva cerca, incluindo a Praça frente à Capela, a Alameda e a Capela de Santo António. O parque está a ser repovoado de veados, pavões, lebres e brevemente outras espécies oferecidas pelo Jardim Zoológico de Lisboa. Existe permanentemente uma equipa de jovens encarregada da conservação do jardim e instalações. Segundo informação da Câmara Municipal, existem alguns problemas com as fontes da mata, visto um vizinho ter estragado as chegadas de água às mesmas, bem como um manancial. Segundo Santos Simões, a técnica dos azulejos do jardim faz lembrar os trabalhos de António Pereira.

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login