Azenha de Santa Cruz

IPA.00006338
Portugal, Lisboa, Torres Vedras, Silveira
 
Azenha de propulsão superior edificado junto a um pequeno curso de água desviado para as golas; possuia inicialmente duas rodas que accionavam os respectivos engenhos de moagem (tendo posteriormente, segundo as referências documentais, sido adicionada uma 3ª roda) de que se conserva apenas uma, de um só braço, com 38 penaços e ainda com um urreiro. No Séc. 19 foi utlizado para apisoamento de tecidos. O edifício é de planta rectangular irregular e constituído por uma sucessão de compartimentos dispostos em ressaltos ao longo da linha de água.
Número IPA Antigo: PT031113160024
 
Registo visualizado 558 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Moagem    

Descrição

Edifício de planta irregular, mas alongada, composta por vários compartimentos, dispostos em ressalto ao longo da linha de água, de volumes articulados e com vestígios de coberturas diferenciadas de 1 e 2 águas. A S. uma das alas e muro de suporte do canal criam terreiro fechado com acesso por vão de arco quebrado. No interior, tem ao longo das paredes nichos alternados ocasionalmente por janelas e postigos. Depois de passar por grande laje obturada, o fio de água corria por canal ou gola de pedra onde trabalhava a roda, de madeira - a entrosga -, de 1 só braço, com 38 penaços que engrenavam nos fusis de ferro do carreto, o qual girava na rela de aço embutido no urreiro, que ainda se conserva. No sobrado existem ainda as mós. Da 2ª roda que existia, vê-se ainda a conduta de pedra colada à parede exterior da última dependência no lado N., assim como vestígios do cabouco e sobrado no interior. Parece que existia ainda um outro, no principio do séc. 20.

Acessos

Junto à Praia de Santa Cruz. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,134146; long.: -9,381188 (à freguesia)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Urbano. Implanta-se próximo da Praia de Santa Cruz e tendo nas imediações algumas construções.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: moagem

Utilização Actual

Comercial e turística: posto de turismo / Cultural e recreativa: centro interpretativo

Propriedade

Puública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 (conjectural) / 19 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Bruno Ferreira (projecto de recuperação, 2007)

Cronologia

Séc. 15, finais - data provavel de construção; Séc. 16 - referida pela primeira vez como azenha de Santa Cruz de Ribamar; Séc. 18, início - referência à existência de uma terceira roda na azenha; Séc. 19 - construção de anexo para apisoamento de tecidos (uma das fases da sua produção); Séc. 20, meados - deixa de funcionar; 1999 - aquisição pela autarquia à firma "Construtores" encontrando-se então o imóvel em ruína acentuada; 2007, 6 de Fevereiro - aprovado em reunião camarária o projecto do Arquitecto Bruno Ferreira de requalificação e recuperação da Azenha após dois anos de escavações arqueológicas no local; 2009 - execução do projecto de restauro e reutilização como posto de turismo e centro expositivo e interpretativo do ciclo do pão, incluindo a recuperação de um dos engenhos refuncionalizado artificialmente; 2009, 21 de Junho - inauguração.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes, em alvenaria rebocada.

Materiais

Pavimentos de terra batida, e sobrado, nos engenhos, ligados por degraus de lajes. Cobertura de telha de caleira a 1 e 2 águas.

Bibliografia

DIAS, Jorge Sistemas Primitivos de Moagem em Portugal: Moinhos, Azenhas e Atafonas - Moinhos de Água e Azenhas, vol. 1, Porto, 1959; LUNA, Isabel de e CARDOSO, Guilherme - Azenha de Santa Cruz (Torres Vedras): resultados dos trabalhos arqueológicos, 2004-2007, 2 Vols. (texto policopiado, disponível on-line em e http://historiasdetorresvedras.files.wordpress.com/2010/05/azenha-de-santa-cruz-2.pdf), Torres Vedras, 2008; MIRANDA, Guilherme dos Santos, LUÍS, Maria dos Anjos Fernandes e LOURENÇO, Maria da Graça Santa Cruz, Azenha de Santa Cruz - o Espaço, a História e as Gentes, Torres Vedras, 2007.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMTR: 2009 - obras de restuaro e reutilização.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login