Igreja Paroquial de Cadaval / Igreja de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00006283
Portugal, Lisboa, Cadaval, União das freguesias do Cadaval e Pêro Moniz
 
Arquitectura religiosa, maneirista e pombalina. Igreja paroquial de grande simplicidade e de carácter rural, construída possivelmente no séc. 16 e redecorada no séc. 17, da qual conserva ainda alguns aspectos. O uso de policromia marcando os embasamentos e cunhais, procurando assim enriquecer o exterior, é bastante comum nas igrejas rurais do distrito. Do séc. 17 são o esquema geral das capelas colaterais, de traça maneirista (já um pouco adulterado com elementos neoclássicos) e os azulejos de padrão - Tipo tapete - de finais do século. O retábulo da capela-mor de nítido carácter rural, é de estilo pombalino, possuindo a típica tela central mas também já alguns elementos que apontam para o neoclássico, como por exemplo os vasos floridos. As pinturas sobre tábua da nave, da 2ª metade do 16, são de grande interesse.
Número IPA Antigo: PT031104020003
 
Registo visualizado 659 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta de nave única e capela-mor rectangular, capela lateral quadrangular a S. e tendo adossado a N. torre sineira, casa mortuária e sacristia. Volumes articulados, cobertura diferenciada com telhado de 2 águas. O frontispício, orientado, com cunhais e embasamento policromo, termina em empena e é vazada por portal, de arco pleno, ladeado por pilastras apoiando friso vertical esculpido e frontão triangular, janela de moldura recortada com frontão triangular e óculo oval. Torre sineira, de planta quadrada, com cúpula bulbosa enquadrada por pináculos e relógio de pedra com frontão triangular. O tecto da nave é de masseira em caixotões lisos, com pequeno lambril de azulejos de padrão, coro-alto sobre colunas, 2 pinturas sobre tábua representando "Circuncisão" e "Coroamento da Virgem" e 2 capelas colaterais de alçados simétricos: arco pleno, sobre impostas, esculpidas, entre colunas que apoiam cornija rematada por urnas sobre plinto e volutas centrais com cruz. A capela do lado do Evangelho, rasa, tem tela com 2 anjos segurando custódia e a do lado da Epístola é profunda; a parede testeira é forrada com azulejos de padrão e tem lateralmente 2 frestas; tecto curvo pintado com simbolos da Paixão. Arco triunfal pleno sobre pilastras ladeado por 2 mísulas com imagens. Capela-mor com lambril de azulejos de padrão, retábulo de talha polícroma e tela central com "Assunção da Virgem"; Sacrário de talha dourada e em tecto curvo de madeira pintado com 2 anjos segurando a coroa.

Acessos

Largo da Igreja. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,244199; long.: -9,103434

Protecção

Categoria: IM - Interesse Muncipal, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano. Ergue-se num cabeço dominando toda a zona antiga da vila e situando-se no centro da mesma, sendo protegida por adro murado e arborizado a S.. A N. está o Centro Paroquial destoante do conjunto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, finais - pinturas sobre tábua; séc. 17, finais - azulejos de padrão; séc. 18 - pintura da tela do altar.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante. Estrutura de alvenaria rebocada e cantaria.

Materiais

Calcário, azulejos, talha, madeira, pinturas e tela.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifício do Distrito de Lisboa, Lisboa, 1962; SMITH, Robert C., A talha em Portugal, Lisboa, 1963; MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, 1989.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2001 - remodelação dos pavimentos, cobertura, vãos e consolidação estrutural da igreja; demolição do pano de alvenaria lateral para ampliação da sala da assembleia; criação de infraestruturas eléctricas e outras.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login