Casa e Capela da Quinta do Fidalgo

IPA.00006280
Portugal, Lisboa, Cadaval, União das freguesias do Cadaval e Pêro Moniz
 
Arquitectura residencial, barroca. Casa senhorial e capela.
Número IPA Antigo: PT031104020002
 
Registo visualizado 391 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

De planta composta em U, o edifício apresenta volumetria escalonada, constituída por paralelipípedos rectângulos, sendo a cobertura efectuada por telhados diferenciados a 4 e a 2 águas. O acesso processa-se através de portal armoriado aberto em muro merloado, que delimita o pátio, quadrado, definidos pelas frentes dos 3 corpos de que se compõe o conjunto: a N., a casa, de planta sensivelmente quadrada, desenvolvida em 2 e 3 níveis; a S., um corpo rectangular de 2 pisos, que na sua metade E., incorpora a capela e, a E., um corpo de ligação, galeria em 2 andares, com 3 arcos de volta inteira ao nível do piso térreo e 5 tramos definidos por colunas toscanas no nível superior, assegurando o acesso directo à tribuna da capela. No interior, sem compartimentos de grande interesse do ponto de vista arquitectónico ou ornamental, merece menção a capela, de nave única coberta por tecto de madeira de 3 faces, decorado com caixotões, apresentando altares laterais de madeira dourada e pintada. Na capela-mor, precedida por arco triunfal em cantaria e iluminada por 2 janelas abertas nos muros laterais, reconhece-se o retábulo, em talha dourada e polícromada, com embasamento pétreo e vazado por 3 nichos albergando imaginária oitocentista.

Acessos

Largo Júlio Pereira da Silva, 3 a 5, Largo São João Baptista, 2 a 3. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,245819; long.: -9,102443

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano, destacado, parcialmente isolado por muro. Do lado E., surge em posição dominante sobre a restante propriedade (v. PT031104020017).

Descrição Complementar

Do lado direito da porta da capela observa-se no muro uma lápide com a seguinte inscrição : ESTA CAPELA HE DE BALTE / ZAR DE ABREU ALCAIDE MOR / E CAPITAM MOR DESTA VILA / E DE SUA MOLLER DONA MA / RIA DE ABREU E DE SUA PRª. MO / LLER ANA DUARTE E DE SEU FI / LHO O DOUTOR ALVES DE ABREU QUE FOI DESEMB / RAGADOR DOS AGRAVOS E DE SEUS ERDERO E DESEMDEMTES

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1645 - testamento do Dr. Duarte Álvares de Abreu, proprietário da quinta, no qual se estabelece a obrigação de edificar uma capela dedicada a Santo António anexa ao edifício já existente e com a finalidade de funcionar como panteão familiar; 1717 - a família então proprietária, os Albuquerque Coelho de Carvalho, efectuam várias obras na quinta e colocam a sua pedra de armas sobre a verga do portão; c. 1830 - aquisição da propriedade por José Joaquim Pereira; séc. 19, final - a quinta é pertença do Pe. José Inácio Pereira, o qual a lega a Júlio Pereira, tio-avô das actuais proprietárias; 1991 - Despacho que determina a classificação do imóvel, Agosto.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, madeira, ferro fundido, estuque

Bibliografia

COSTA, Paulo Ferreira da, GALANTE, Helena Sanches, Cadaval. Contributos Para o Estudo da Memória de Um Concelho, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: sa da Quinta do Fidalgo, incluindo a capela.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login