Capela do Senhor

IPA.00000626
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, São Cristóvão de Mondim de Basto
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta rectangular com uma só nave possuindo no interior decoração de época barroca. Destaca-se pela quantidade e qualidade da decoração barroca no seu interior.
Número IPA Antigo: PT011705050002
 
Registo visualizado 1254 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Pequeno templo de uma nave e capela-mor, ambas rectangulares. Volumes escalonados com coberturas a 2 águas. A fachada principal, terminada em empena e com os cunhais encimados por pináculos, mostra porta rectangular que parece ter substituido uma mais antiga de arco redondo da qual se observam vestígios. Encima-o pequena janela. Na sineira, colocada lateralmente sobre o telhado, conserva um relógio de sol em granito. Restam vestígios do encosto do alpendre na fachada principal. No interior, o tecto da nave está revestido por vinte e nove caixotões com molduras douradas, pintados com motivos bíblicos do Antigo Testamento. Dois retábulos de talha polícroma e colocados de ângulo ladeiam o arco triunfal. Paredes da capela-mor cobertas com azulejos do sécs. 17 / 18 e na parede testeira retábulo de talha polícroma.

Acessos

Mondim de Basto, Lugar do Souto, Largo Comendador José Augusto Álvares de Carvalho; Rua Jerónimo Bartolino de Araújo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 42 007, DG, 1.ª série, n.º 265 de 06 dezembro 1958

Enquadramento

Urbano, isolada, em largo, pavimentado com lajes de granito, no centro da vila, enquadrada por construções urbanas dos sécs. 18 e 19. Fronteira à fachada principal, encontra-se a Casa do Balcão (v. PT011705050098). Na proximidade a O. localiza-se o Antigo Hospital da Misericórdia de Mondim de Basto (v. PT011705050099) e no lado oposto, na Rua Velha, uma casa setecentista (v. PT011705050101).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - Provável construção da capela; séc. 18 - redecoração interior; 1920, cerca - destruição de três das pinturas dos caixotões do tecto da nave devido à infiltração de água das chuvas pelo telhado; 2000 - Câmara Municipal celebra contrato com firma especializada para proceder a obras de conservação na capela; 2003, 29 Julho - durante as obras de restauro, pôs-se a descoberto atrás do retábulo-mor pinturas murais, representando São Francisco das Chagas e São Cristóvão, datadas de 1588.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito; portas de madeira; pinturas murais; retábulos de talha dourada; cobertura exterior em telha.

Bibliografia

CASTRO, António Borges de, Roteiro de Mondim de Basto, Mondim de Basto, 1970, p. 27 - 28; LOPES, Eduardo Teixeira, Mondim de Basto, Memórias Históricas, Mondim de Basto, 2000; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. III, Distrito de Vila Real, p. 18.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DREMN, DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMN; Confraria do Santíssimo Sacramento

Intervenção Realizada

Irmandade do Senhor: 1956 / 1957 - foram iniciadas obras pela Mesa da Irmandade, suspensas após conhecimento da DGEMN; 1958 - foram retomadas as obras pela Mesa da Irmandade à revelia da DGEMN e suspensas novamente por intervenção desta; DGEMN: 1958 - remoção dos rebocos ultimamente executados no interior da nave, pondo à vista os paramentos de cantaria em fiadas regulares; refechamento das juntas; 1970 - a Junta de Freguesia de Mondim de Basto, pretendendo relizar obras na Capela foi aconselhada pela DGEMN a executar apenas a limpeza do telhado sendo referido que as paredes exteriores não deviam ser pintadas como era pretensão da Junta; 1994 - arranjo urbanístico do Lg. do Souto e zona envolvente, comparticipado pelo Programa L.E.A.D.E.R.; 2001 / 2002 / 2003 - obras de conservação do exterior, nomeadamente limpeza de cantarias e colocação de um telhado novo; conservação do interior, tendo-se posto a descoberto sob o pavimento da nave cerca de 20 sepulturas, com molduras em granito e albergando ossadas; 2003 - obras de restauro interior;

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno e Paulo Dordio 1994

Actualização

Joaquim Gonçalves 2004
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login