Marco de Cruzamento em Ota

IPA.00006247
Portugal, Lisboa, Alenquer, Ota
 
Arquitectura viária, neoclássica. Marco de cruzamento neoclássico, de fundação régia, assinalando um dos pontos do trajecto da Estrada Real de Lisboa a Coimbra, então em construção. Decorativamente, é o marco mais rico construído ao longo da Estrada Real dentro do Concelho.
Número IPA Antigo: PT031101090011
 
Registo visualizado 434 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Marco  Marco de estrada  

Descrição

Sobre soco quadrangular, bloco paralelepípedo com inscrições em 2 faces: uma na lateral esquerda "ESTRADA / QUE VEM / DE ALENQUER e SANTA / QUITÉRIA"; outra na principal - " A AUGUSTA RAINHA / D. MARIA I N. SNRA. / A MANDOU FAZER SEN / DO INSPECTOR DO TER / Rº. DE LXª E ESTRADAS / PÚBLICAS O ILLº E EXMº / CONDE DE VALLADA / RES NO ANNO DE 1788"; esta surge em superficie côncava emoldurada e sob coroa real e armas do reino relevadas. Seguem-se varias molduras escalonadas e o remate - uma urna sobre plinto.

Acessos

EN. 1, ao Km. 42,650, junto à Ponte Antiga, na Rua da Malaposta, à entrada da Ota. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,107499; long.: -8,990847

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 32 973, DG, 1.ª série, n.º 175 de 18 agosto 1943

Enquadramento

Rural. Ergue-se isolado junto à entrada S. da povoação e antes da ponte que lhe dá acesso; assenta sobre canteiro calcetado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: marco de estrada

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1788 - Mandado construir pela rainha D. Maria I assinalando encruzilhada na entrada Real.

Dados Técnicos

Materiais

Calcário

Bibliografia

MELO, António de Oliveira, GUAPO, António Rodrigues, MARTINS, José Eduardo, O Concelho de Alenquer. Subsídios para um Roteiro de Arte e Etnografia, vol. 1, Alenquer, 1989; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73799 [consultado em 8 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DRML

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1959 - Reparação e construção de um lancil.

Observações

A Estrada Real Lisboa - Coimbra foi construída sob orientação do desembargador Mascarenhas Neto "Superintendente das Estradas" e sendo "Inspector Geral das Estradas Reais e Obras Públicas" D. J. Luís de Meneses, Conde de Valadares. O remate é recente, visto o original ter sido destruído em consequência do embate de um veículo pesado, posteriormente roubado e depois abandonado por muito tempo.

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login