Torre Solar dos Metelos

IPA.00006206
Portugal, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, União das freguesias de Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia
 
Torre residencial românica, marcada por matacães, ligada à casa senhorial de estrutura mais complexa, de planta em L irregular; dois pisos, sendo o piso inferior destinado a armazéns e o piso superior a habitação *1.
Número IPA Antigo: PT020904090009
 
Registo visualizado 781 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo torre

Descrição

Torre de planta quadrada e cobertura a quatro águas com telha marselha, com os ângulos marcados por pináculos piramidais coroados por esferas; três registos sem embasamento e rematados por empena recta e cornija. Alçado N.: 1º registo: duas portas em arco recto, uma delas entaipada; 2º registo: cego; 3º registo: balcão provido de mata-cães, assente em quatro mísulas trilobadas e acessível através de porta em arco recto, ladeado por pedra de armas dos Metelos, apresentando três triângulos encimados por friso e águia. Alçado O.: 1º registo: porta em arco recto encimada com arco de descarga de volta perfeita; 2º registo: seteira recta lateral; 3º registo: balcão idêntico ao alçado anterior. Alçado S.: 1º registo: arranque do arco que sustentava o passadiço de ligação ao solar; 2º registo: porta em arco recto de ligação ao passadiço; 3º registo: balcão idêntico ao alçado anterior, ladeado por duas seteiras rectas. Interior: três pisos; pavimento térreo no 1º piso e estrutura de madeira nos restantes; escadas de madeira; cobertura: estrutura do telhado à vista.

Acessos

Rua do Fundo do Lugar

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª série, nº 226 de 29 de setembro 1977

Enquadramento

Urbano; isolado, no extremo da povoação; terreno plano no limite de propriedade rústica sobranceira à Serra da Marofa; adossado a muros de alvenaria;os alçados principais confrontam no lado oposto da rua com construções rústicas de dois pisos.

Descrição Complementar

Num dos portais, as iniciais TMNL, relativas a Tomás Metelo de Nápoles e Lemos.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 15 / 17 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15 - construção da torre, que eventualmente estaria já ligada a casa solarenga; pela tradição local o proprietário inicial era caldeiredo do rei, sendo de notar que a pedra de armas existente apresenta duas caldeiras, mas é de época posterior, tal proprietário seria da família Metelo ou Matela, Senhores do Morgado de Valongo, instituído em 1357 por Sanches Martins e sua mulher Maria Domingues; séc. 16, finais - instituição de vínculo que se prolongou na mesma família até ao séc. 20; séc. 17 - construção do actual solar, por acumulação de sucessivos acrescentos; alterações no remate da torre e colocação de pináculos piramidais; presença de janela datada de 1808 e pedra de armas datada de 1818; séc. 20 - venda do solar, cerca de 1930, a Francisco António Mexedo Pinto Bordalo, a Aires Beirão e a Diogo Américo Beirão; anulação da antiga Capela de Nª Sª da Esperança, que existia no seu interior e onde tradicionalmente as parturientes acendiam velas de promessa; demolição do arco que sustentava o passadiço que ligava a torre à ala N. do solar; construção de anexos em alvenaria de tijolo adossados aos alçados E. e S. da ala N. do solar, por iniciativa de Diogo Beirão; diversas obras interiores; 1958 / 1986 - a Câmara Municipal ao proceder à abertura de valas de infraestruturas de saneamento danificou a estrutura e revestimentos interiores do edifício.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; tectos planos e de caixotão único.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria; madeira; betão; aparelho isódomo; revestimento: inexistente e reboco; telha marselha e de canudo.

Bibliografia

AZEVEDO, Joaquim de, História Eclesiástica da Cidade e Bispado de Lamego, Porto, 1877; DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1924; BIGOTTE, José Quelhas, O Culto de Nossa Senhora na Diocese da Guarda; Lisboa; 1948; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1971; SILVA, António Lambert Pereira da, Nobres Casas de Portugal, Porto, s.d.; BARROCO, Joaquim Manuel, Panoramas do Distrito da Guarda, Guarda, 1978; ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; BORGES, Júlio António, O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo III, in Beira Alta, vols. LXI, fasc. 3 e 4, Viseu, 2002, pp. 319-350.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Proprietária: 1992 - substituição da estrutura de madeira por estrutura de betão na sala localizada sobre os arcos da passagem inferior.

Observações

*1 - a expressão local de "casa de altos e baixos" revela essa diferenciação funcional.

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login