Capela de São João

IPA.00006191
Portugal, Viana do Castelo, Caminha, União das freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho
 
Arquitectura religiosa, renascentista e neoclássica. Capela renascentista de planta longitudinal e corpo único, com fachada principal terminada em empena e portal de arco pleno entre colunas rematadas em pináculos, tendo no interior retábulo de talha policroma neoclássica.
Número IPA Antigo: PT011602070040
 
Registo visualizado 178 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular de volume simples, com cobertura em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e caiadas, percorridas por soco saliente. Fachada principal orientada, terminada em empena, coroada por cruz sobre acrotério e de cunhais firmados por pilastras; é rasgada por portal, em arco de volta perfeita, moldurado, decorado na pedra de fecho com enrolado estriado, ladeado por medalhões com representações faciais, sendo o conjunto enquadrado por par de bases prismáticas, sobrelevadas, decoradas em relevo na almofada, com fustes estriados, capitéis compósitos que suportam pináculos piramidais assentes em bases prismáticas, decoradas com representação facial. O portal é encimado por janela com moldurada recortada, rematada por cornija contracurvada. Fachada norte com porta e janela retangulares, e sineira, de arco de volta perfeita, junto ao cunhal da fachada nascente. INTERIOR com as paredes rebocadas e caiadas, com coro-alto assente em trave de madeira, com balaustrada, em madeira pintada. Sub-coro com escada de acesso ao coro-alto, à direita, pia de água benta. Colateralmente, fresta *1, armários de vão quadrangular, encastrados na parede, porta de acesso ao exterior e janela retangulares, e púlpito de base rectangular, apresentando inscrita data 1731, sobre mísula pétrea, com guarda de madeira, do lado da Epístola. Altar, sobrelevado e com acesso por dois degraus, cerrado por balaustrada de madeira, com retábulo em talha policroma. Pavimento lajeado e teto de perfil anguloso, em madeira. Os pavimentos incorporam, junto ao altar, tampa sepulcral, em calcário, ricamente lavrada nas orlas e encimada por pedra d'armas com a inscrição: "SA. DE ANTONIO / DE PAÇOS FIGE/ROA E SEUS ERDE/IROS 1613", e, junto ao púlpito, tampa sepulcral, em granito, com a inscrição: "SA. DE ANTO/NIO DE / AZEVE/DO E ER/DEIROS / 1619".

Acessos

Caminha, Rua de São João; Travessa de São João

Protecção

Incluído no Núcleo Urbano da vila de Caminha (v. IPA.00006175)

Enquadramento

Urbano, adossado a poente e a sul a outros edifícios de idêntica cércea, integração harmónica, com acesso por escadaria de seis degraus, com fachada principal voltada a nascente, à Rua de São João, e a fachada lateral direita à Travessa de São João. Nas proximidades, a poente, no interior do Centro Histórico, localiza-se o antigo Tribunal e Cadeia Comarcã, hoje Biblioteca e Museu Municipais de Caminha (v. IPA.00024402) e, a sudeste, o atual Tribunal Judicial de Caminha (v. IPA.00015942) e o Edifício da Repartição de Finanças de Caminha (v. IPA.00024974).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - época provável de construção, em local próximo e fronteiro ao atual; séc. 16, finais - início da transladação da capela para a atual implantação, em local onde estava o açougue e junto a uma das torres da muralha medieval *2; 1613, 03 janeiro - provisão de D. Filipe III para pagamento anual de 4$000 das receitas das barcas do concelho, do rio Minho e do rio Coura, para conclusão da reedificação da capela *3; 1613 - data inscrita em tampa sepulcral; 1619 - data inscrita em tampa sepulcral; 1731 - data inscrita na base do púlpito.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria, com paramentos rebocados e pintados com vãos e cunhais em cantaria, sineira em cantaria, altar e mísulas em madeira, cobertura em madeira telhada, coro-alto em madeira, pavimentos em lajes graníticas, tampas sepulcrais em calcário e granito, portas de madeira, janelas gradeadas e envidraçada.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de (org.) - Tesouros Artísticos de Portugal. Lisboa: 1976, p. 168; ALVES, Lourenço - Caminha e o seu concelho. Monografia. Caminha: 1985, pp. 120-122; SANTOS, João M. F. Silva - «Caminha através dos tempos». In Caminiana. Caminha: 1981, n.º 4, p. 88.; http://paroquiadecaminha.com.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A casa adossada à capela, tinha o privilégio de ter uma fresta na parede meia para assistir às cerimónias religiosas. *2 - Segundo Planta da Fortificação de Caminha, de 1713, da autoria de Manuel Pinto de Vilalobos. *3 - «Com esmolas começou a fazer-se a transferência para o local actual. Porém, como as esmolas não chegavam, Brás Pitta Leite ofereceu-se para acabar a reconstrução da Capela, desde que ficasse por padroado dela» ( http://paroquiadecaminha.com/ citando "Caminha através dos tempos", in Caminiana). Brás Pita Leite foi fidalgo cavaleiro da Ordem de Cristo e viveu no século 17. *4 - Em algumas publicações a capela é designada como de São João do Nicho.

Autor e Data

Paulo Amaral 1999

Actualização

João Almeida (Contribuinte externo) 2018
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login