Povoação de Limões / Aldeia de Limões

IPA.00006177
Portugal, Vila Real, Ribeira de Pena, União das freguesias de Cerva e Limões
 
Núcleo urbano. Aldeia situada em encosta. Vila medieval de jurisdição senhorial. Sede de freguesia extinta na reforma administrativa de 2013.
Número IPA Antigo: PT011709040005
 
Registo visualizado 699 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoação  Povoação medieval  Povoação medieval  Senhorial

Descrição

O aglomerado urbano estrutura-se essencialmente ao longo duma grande extensão da via principal que sobe a encosta, num traçado sinuoso, relacionado com a adaptação à topografia local, com particular pendente no troço final, na parte superior da encosta. Na zona central da povoação uma outra rua principal forma aproximadamente um losango com a primeira, definindo um espaço intermédio mais elevado onde se localizam, para além de algumas habitações, a Igreja e cruzeiro, o cemitério e o lavadouro público, com um pequeno quelho que as interliga. As habitações e construções rurais alinham-se ao longo da via principal e de pequenos quelhos ou becos que dela partem, por vezes conduzindo aos terrenos agrícolas, formando pequenos quarteirões de configuração irregular. Na confluência das vias principais, e na intersecção destas com a estrada que serve a povoação, constituem-se pequenos largos, assumindo um carácter de pólos cívicos, para além do logradouro do lavadouro e do espaço contíguo onde se localizam a igreja e cemitério. No troço final da rua principal, na parte mais alta da povoação, a via apresenta-se aberta por profundo corte no afloramento, constituindo este o seu piso, e conservando as marcas de rodados de carros de bois. No espaço construído, destaca-se o volume da Igreja Matriz e respectiva torre sineira. A tipologia dominante é a arquitectura residencial corrente, marcada pela unidade casa / logradouro / palheiro. As casas têm na sua maioria dois pisos, sendo o piso inferior destinado à loja e o piso superior à habitação. O acesso ao piso residencial faz-se por escadas laterais de um lanço. Globalmente, as habitações têm planta rectangular irregular, apresentando vãos rectos sem moldura, e cobertura de duas águas.

Acessos

EN556

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, situada a meia encosta, sobranceira ao vale do Rio Poi. A povoação encontra-se rodeada por terrenos agrícolas e pinhais localizados em pequenos socalcos, esta zona é abundante em água e faz parte da bacia hidrográfica do Tâmega.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Época medieval - o caminho para Vila Real passa por Cerva, Alvite e Limões; Séc. 13 - provável estruturação do povoado; 1758 - a freguesia pertence ao termo e concelho de Cerva e tem 97 fogos, pertence ao Marquês de Marialva donatário da vila e do concelho de Cerva; séc. 17 / 18 - datas inscritas em padieiras de portais; séc. 19 - imigração na região de parte da população para o Brasil; 1854 - incorporação no concelho de Ribeira de Pena; 1981 - os censos registam 576 habitantes; proposta a classificação de Aldeia de Limões como Imóvel de Interesse Público abertura a 9 de Fevereiro; 2005, 3 Fevereiro - despacho de encerramento da proposta de classificação do Conjunto arquitectónico em Limões ficando sem protecção legal; 2013, 28 janeiro - a aldeia de Limões passa a pertencer à União das Freguesias de Cerva e Limões por agregação das mesmas, pela Lei n.º 11-A/2013, DR, 1.ª série, n.º 19.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, As Freguesias do Distrito de Vila Real nas Memórias Paroquiais de 1758, Braga, 2006, p. 409; AAVV, Limões, in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 15, Lisboa, s/d, p. 116.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; DGEMN/DREMN

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CM Ribeira de pena: 1992 - Instalação de saneamento básico e abastecimento de água, utilizando parte do percurso do canal de rega

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Amaral 1994

Actualização

Rita Vale 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login