Edifício na Rua Eça de Queirós, n.º 1 a 3 / Edifício da Antiga Sapataria Leitão

IPA.00000613
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Arquitetura comercial, Arte Nova. Edifício de gaveto, de planta longitudinal, com piso térreo da fachada lateral revestido a azulejo. O edifício «assume no seu eclectismo papel importante na arquitectura e na azulejaria aveirenses, dotada que foi, no ano terminal, com frisos de azulejo de belo efeito decorativo e também com três painéis publicitários dos melhores que as Olarias de Aveiro produziram», segundo Amaro Neves. Apesar de não ser obra contemporânea da Arte Nova, tem interesse para o estudo desta pois remata, com a casa do Testa & Amadores, o fim da R. Eça de Queirós. Painéis de azulejos, com figura da Indústria e de do Comércio, determinam a função inicial do edifício, surgindo mais exemplos na região de Aveiro, nomeadamente Espinho.
Número IPA Antigo: PT020105060027
 
Registo visualizado 164 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Loja    

Descrição

Planta rectangular, massa simples e cobertura em telhado de 3 águas. Edifício de 2 pisos, flanqueado por pilastras em cantaria de pedra lavrada. Fachada principal mais estreita que a lateral. Na fachada principal, 3 vãos de porta em arco redondo, separados por pilares revestidos a cantaria lavrada, unidos por outro, em arco abatido. No piso superior surge varanda corrida com bacia sustentada por mísulas. O gradeamento da varanda é em ferro forjado de motivos florais e ondulantes. Remate do edifício com decoração com painel ondulante de azulejos com motivos florais e cornija em cantaria. Na fachada lateral esquerda, o piso térreo encontra-se revestido com painéis de azulejo, de tons branco, azul e laranja, representando, da esquerda para a direita, uma guia com um sapato, um leão com um sapato e a Indústria e o Comércio (na figura de Mercúrio). As 4 janelas de do 2º piso (2 de peito com varandim em ferro ao centro) estão encimadas por um friso de azulejo ondulado a rematar o edifício. Acesso através de 3 vãos de porta com moldura em cantaria e arco abatido. Um friso contínuo, também em cantaria, acompanha os arcos das portas. Fachadas lateral direita e posterior adossadas a outros edifícios. Uma antecâmara dá acesso ao interior do edifício.

Acessos

R. Eça de Queirós, nº 1 e 3, Av. Santa Joana Princesa

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, edifício de gaveto. Próximo do canal do Parque Municipal, da Ria de Aveiro, e dos edifícios de relevo arquitectónico, a antiga garagem da R. Sousa Pizarro (v. PT02010506036) e edifício da Av. Araújo e Silva (v. PT02010506045).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: loja

Utilização Actual

Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquiteto: Jaime Inácio dos Santos / Pintor: António Augusto (painéis de azulejos)

Cronologia

1921 - data do projecto do edifício; 1922 - construção do edifício; 1927 - data da feitura dos painéis de azulejo pelo António Augusto da ELA.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Calcário (molduras e cornija, pilastras, friso entre piso, soco), azulejo, ferro forjado.

Bibliografia

NEVES, Amaro, A «Arte Nova» em Aveiro e seu Distrito, pp. 75, Ed. CMA, Aveiro, 1998, p. 141; Aveiro - Cidade Arte Nova (Guia e CD-ROM), Câmara Municipal de Aveiro, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA: Arquivo Fotográfico, Gabinete de Património

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Luísa Falcão 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login