Igreja Paroquial de Almargem do Bispo / Igreja de São Pedro

IPA.00006129
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial de linhas simples com torre sineira inscrita; interior de 3 naves e ábside curta, sendo a central mais longa e as altimetrias aproximadas, sem clerestório e unidas externamente pela cobertura de telhado a 2 águas; as naves são separadas por arcaria plena sobre colunas toscanas, cobertas por tectos de madeira apainelados e pintados com emblemática sacra, e iluminadas pela fenestração das naves laterais. Paredes revestidas com azulejos de padrão polícromos, azuis e amarelos, e frontais de altar imitando tecidos indianos; altares laterais de estrutura classsicizante e embrechados de mármore.
Número IPA Antigo: PT031111030025
 
Registo visualizado 796 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta pelas naves, a central prolongada, ábside pouco saliente, e 2 anexos, um quadrangular adossado a N. e a Sacristia rectangular a S.. No canto NO., inscrita na estrutura murária, torre sineira quadrangular. Coberturas em telhados de 2 e 3 águas e domo barroco acantonado por fogaréus sobre a torre. Frontespício orientado, entre cunhais de cantaria com pano da torre marcado por pilastra; ao centro portal de verga recta sobre pilastras e encimado por janela rectangular; à dir. uma janela baixa, transversal. INTERIOR: 3 naves de comprimentos e altimetrias diferenciadas, separadas por 4 arcos plenos com vestígios de pintura ornamental sobre colunas toscanas; as paredes e as enjuntas dos arcos são inteiramente revestidas de azulejos de padrão azúis e amarelos onde se inscrevem pequenos registos de figuração hagiográfica (São Tiago, São Pedro, Santo António e São Paulo) e emblemática sacra; sobre os arcos os panos de parede são pintados com painéis emoldurados com filetes de volutas, centrados por emblemas sacros envoltos por coroas vegetalistas. A O. coro-alto de balaustrada circular sobre colunas providas de pias circulares, flanqueado pelo Baptistério do lado da Epístola, com pia oitavada e ornada de pequenos lavores, e pela escada da torre do lado do Evangelho. Do mesmo lado, adossado à coluna central, púlpito de mármore sobre coluna candelabro e balcão circular de finos balaústres. As naves laterais são iluminadas por 4 janelas, com 2 altares laterais inscritos em arcos plenos e outros 2 nos topos com retábulos arquitectónicos de mármores coloridos. Nas paredes que prolongam a nave central abrem-se portas para os anexos, encimadas por janelas rectangulares. Cobertura em tectos de masseira formando caixotões pintados com emblemática sacra envolta por ramagens e grinaldas. Pavimento lajeado com tampas de sepultura epigrafadas. Arco triunfal a pleno centro ladeado por 2 altares com frontais de azulejo com pássaros e flores, e o da esq. com retábulo de embrechados, e encimado por pintura representando o Calvário flanqueda por composição simétrica de molduras pintadas com volutas e 2 jarrões floridos. Na capela-mor, retábulo de talha dourada e azul, com 2 nichos enquadrados por colunas estriadas ladeando sacrário e coroado por painéis pintados com a "Anunciação" e "Coroação da Virgem". As paredes e a abóbada de berço que a cobre são revestidas por azulejos de padrão.

Acessos

Almargem do Bispo, Rua da Igreja. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,848418, long.: -9,272998

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 43 073, DG, 1.ª série, n.º 162 de 14 julho 1960

Enquadramento

Urbano. Ergue-se no sopé da povoação, em terreiro com inclinação acentuada para S.. Circundada por estrada e servida por escadaria semi-circular, compensando o desnível do terreno. Defronte um cruzeiro sobre soco de degraus quadrangulares.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16, 2ª metade - Época da construção; Séc. 17 - Altares de embrechados de mármore; altar do retábulo da capela-mor; revestimento de azulejos de padrão; 1687 - Datação do altar de Nossa Senhora da Conceição; 1716 - Pintura decorativa dos arcos e colunas, conforme data aposta na 1ª coluna à dir. da porta principal; 1781 - O padre visitador ordena que se faça outra píxide, coloquem crucifixos nas cruzes dos altares e que as Confrarias ajudem a fazer um guarda vento e a cobrir a Casa do Despacho, de que tem grande necessidade; 1959 - O Pároco informa que há uma pessoa interessada em por tacos no pavimento, substituir o altar-mor "porque não se enquadra no conjunto" e mudar as teias que dividem as naves e a do Santíssimo, tendo sido requerido um parecer à DGEMN que foi negativo; 1969 - há infiltração de águas pluviais danificando as pinturas do tecto e provocando fendas na caixa murária da Sacristia; 2006, 21 março - Despacho de abertura do processo de classificação para ampliar a proteção ao adro; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Cantarias de calcário, alvenaria mista rebocada, mármore branco, rosa e negro, azulejos, talha pintada e dourada, tectos de madeira pintada, telhas, vidro, ferro, fibrocimento, gesso cartonado

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988; AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa, Casa de Lisboa do Século XVIII, Lisboa 1980; Monumentos, n.º 20, Lisboa, DGEMN, 2004.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1970 - Reparação da cobertura com limpeza geral do telhado, substituição de telhas partidas e do varedo e ripado; picagem, emboço e reboco das paredes da Sacristia, tapagem de fendas, guarnecimento e caiação; reparação do tecto de forro, com caiação repregamento de tábuas e nova pintura; 1991 / 1994 - Reparação dos tectos de madeira das naves, restauro de molduras e pinturas dos 2 altares laterais, execução de pinturas decorativas nos tectos das naves, substituição do tecto e pavimento em madeira da Sacristia e da escada de acesso ao piso superior, execução do tecto e substituição de pavimento na "Sala do Tesouro", reparação e limpeza de algerozes e substituição de telhas partidas; 2003 - recuperação integral das coberturas; 2004 - obras de beneficiação das coberturas, financiadas pela CMSintra.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1991 / Lina Oliveira 2004

Actualização

Ana Rosa 2004
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login