Capela de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00006092
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Arquitectura religiosa, manuelina e barroca. Capela de planta transversal e capela-mor quadrangular, tendo no seu interior as paredes integralmente revestidas de azulejos figurativos e coberturas em abóbadas de nervuras.
Número IPA Antigo: PT031111110058
 
Registo visualizado 159 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de nave única rectangular justaposta à ábside quadrangular, no mesmo plano. Massa simples, horizontalista. Cobertura única em telhado de duas águas. Fachada principal vazada por pequena janela de guilhotina e remate em empena finalizada por cruz pétrea. A entrada faz-se pela fachada O., com embasamento e pequeno portal de verga recta protegido por cornija encimada por painel de azulejos monócromos, azúis, figurando emblema cristológico em cartela ladeada por anjos e rematada por cruz latina composta por fragmentos de azulejo; à dir., no pano da ábside a que se adossa inferiormente um banco corrido, uma janela gradeada de moldura quadrangular; remate em cornija sob beiral de onde se eleva, no extremo esq., pequeno campanário. Fachada S.: adossada a pano de muro elevado, com embasamento em esbarro, cego e rematado em beiral. Fachada E. parcialmente adossada a casa da Quinta e rasgada por porta de verga recta. INTERIOR: Nave com paredes integralmente revestidas de azulejos monócromos azúis, organixzados em 3 níveis com painéis figurativos representando cenas campestres, grutescos e passagens da Paixão de Jesus Cristo; do lado da Epístola, junto à porta de entrada, pia de água benta polilobada. Cobertura em abóbada de nervuras, pintada com marmoreados azuis e verdes, pontuada por bocetes esculturados centrados por pedra de armas dos Castro, apoiada em mísulas com motivos vegetalistas. Pavimento de soalho de madeira. Arco triunfal de volta perfeita, revestido de azulejos, fechado por grade de ferro forjado. Capela-mor com paredes revestidas de azulejos figurativos; retábulo em talha dourada, com imagem do orago; cobertura em abóbada de nervuras.

Acessos

EN. 375, no troço designado por Rua Barbosa du Bocage

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Adossado à casa da Quinta da Capela, com dois pisos, e junto à Quinta da Piedade *1, com acesso por adro parcialmente murado e provido de frades de pedra, em plataforma virada a N. Junto à fachada posterior, desenvolve-se o jardim da quinta, disposto em patamares, com topiárias de buxo.

Descrição Complementar

AZULEJOS: Nave: Última Ceia, Lava-pés, Cristo no Jardim das Oliveiras, Flagelação, Coroação de Espinhos, Beijo de Judas. Capela-mor: Visitação.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR de AZULEJOS: António de Oliveira Bernardes (atr., 1721).

Cronologia

Séc. 16 - Fundação e edificação da capela de Nossa Senhora da Piedade por iniciativa da família de D. João de Castro, Vice-Rei da Índia; 1720 - Frei Pedro da Conceição, ermitão do Convento da Peninha (v. 1111050032), refere sumptuosas festas de 10 a 12 de Setembro, em honra de Nossa Senhora da Piedade, organizando-se corridas de touros e fogo de artifício; 1721 - D. Jaime, 3º duque de Cavadal manda reedificar e redecorar a capela, revestindo o seu interior de azulejos, atribuídos a António de Oliveira Bernardes, senda a capela integrada na quinta; 1758 - O relatório do pároco Sebastião Nunes Borges não indica estragos significativos na sequência do sismo de 1755.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Cantarias de calcário, alvenaria mista rebocada e pintada, mármore, madeira, azulejos, telhas.

Bibliografia

AZEVEDO, José Alfredo da Costa, Velharias de Sintra, Vol.I, Sintra, 1982; PEREIRA, Arturo, e OUTROS, Sintra e Suas Quintas, Sintra, 1983; STOOP, Anne de, Quintas e Palácios nos Arredores de Lisboa, Porto, 1986; BINNEY, Marcus, Casas Nobres de Portugal, Lisboa, 1987; AZEVEDO, Carlos, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. II; 2ª edição, Lisboa, 1990; Câmara Municipal de Sintra, Sintra Património da Humanidade, Sintra, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGA/TT: Memórias Paroquiais, tomo XI, fls. 2264 e 2265

Intervenção Realizada

Observações

*1 - propriedade da Casa Cadaval.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login