Villa Sarah / Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

IPA.00006027
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Cascais e Estoril
 
Palacete eclético, de planta quadrangular com 4 pisos, inserida no contexto de moradias que mantêm as linhas tradicionais das casas de veraneio dos finais do séc. 18 e durante o séc.19.
Número IPA Antigo: PT031105040052
 
Registo visualizado 283 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Conjunto composto pela articulação de duas estruturas arquitectonicamente diferenciadas: a S., a primitiva habitação unifamiliar, do fim do séc. 19, aberta sobre logradouro ajardinado; a N., no prolongamento do alçado posterior da casa e estendendo-se até ao limite da propriedade, o edifício construído em meados do séc. 20 para dotar de instalações complementares a instituição educativa que ocupou esta casa de veraneio. O edifício primitivo apresenta planta quadrangular, com 4 pisos (o térreo ao nível do embasamento e o último restringido à metade S. da casa) e volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 3 e 4 águas. A composição das fachadas ordena-se a partir de uma matriz comum: acima do piso térreo, revestido a cantaria de aparelho rusticado, panos de muro em reboco pintado com demarcação dos diferentes pisos feita por aplicação de azulejos de motivos geométricos, e remate superior conjugando as abas do telhado, suportadas por mísulas do mesmo material, com a cornija continuada de cantaria, sobre a qual assentam as mísulas intercaladas por azulejos policromos de temática vegetalista; os vãos rasgam-se a ritmo regular, predominantemente de verga segmentar (1 piso) e verga recta (2 piso), peito destacado e sobreverga saliente, assinalada esta por friso azulejar policromo. Fachada principal voltada a S., com entrada centralizada e ao nível do 1 piso, marcada por alpendre em arcos abatidos suportados por colunas compósitas e guarnecido por balaustrada de mármore

Acessos

Monte Estoril, Rua Trouville, n.º 104; Rua de Nice

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano. Situado em encosta, implantado isolado em lote com duas frentes articuladas por dois eixos viários que delimitam a propriedade a N. e a S. Encontra-se localizado no eixo da propriedade e dispõe, a anteceder a frontaria, de pequeno jardim murado. Está em posição altimétrica dominante relativamente à via pública a S. e a cota inferior a N.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Religiosa: recolhimento feminino

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Gaston Landeck (1899). CONSTRUTOR: Lucas Pereira (1899).

Cronologia

1899, novembro - António Maria da Costa efectua um requerimento na Câmara Municipal de Cascais a fim de edificar uma casa num terreno de que é proprietário, sendo mestre responsável Lucas Pereira e autor do projecto Gaston Landeck: a casa receberá a designação de Vila Sarah; 1959 - a casa passa para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Pedra, reboco, ferro, vidro, azulejo, mármore, madeira, telha

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1959 - construção de edifício anexo, para adaptação do edifício primitivo ás novas funções de Sede Nacional e Colégio do 1.º Ciclo do Ensino Básico; 2003 - conservação de coberturas e arranjo das varandas; 2004 - conservação dos mármores.

Observações

Autor e Data

Helena Rodrigues 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login