Quinta da Macieira em Casas Novas

IPA.00006018
Portugal, Vila Real, Chaves, Redondelo
 
Arquitectura residencial, barroca. Portal, fachada da Capela e varanda da fachada principal em estilo barroco. Saliente-se o rigor e delicadeza do trabalho do granito nos diversos elementos decorativos: cornija, pilastras, pedra de armas volutas, passadiço, colunas etc. Invulgares em termos formais as colunas da fachada voltada para o pátio de entrada.
Número IPA Antigo: PT011703240020
 
Registo visualizado 381 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Casa de planta rectangular, composta, de dois pisos e capela anexa no ângulo O. Volumes articulados, com coberturas em telhado de duas águas diferenciadas (Casa e Capela). A fachada principal da Casa está orientada a poente, apresentando além da fachada lateral da Capela, uma varanda corrida com uma escada de tiro ao eixo. Esta varanda, está apoiada dum lado num muro rematado por uma pilastra e do outro numa grossa coluna e na base do próprio passadiço. A fachada principal prolonga-se por um muro alto de limite do pátio de entrada, ao longo da mesma R. encimado por uma espécie de cornija. Possui apenas uma porta com uma moldura delicadamente trabalhada que no centro é interrompida por duas espécies de conchas duplas em posição invertida. Sobre a padieira e no local desta porta três pináculas a marcar esta entrada. O Portal de entrada no Pátio apresenta o portão encaixado entre duas pilastras de cada lado, rematadas no entablamento por quatro pináculos no mesmo alinhamento. Ao eixo do portão ergue-se a pedra de armas. De salientar a varanda coberta voltada para o pátio de entrada ritmada por colunas finas mais grossas a meia altura. A fachada de traseiras marcada por uma varanda corrida é suportada ao nível do r/c, por pilares altos quadrangulares. A fachada principal da Capela apresenta ao centro um portal encaixado entre pilastras, rematado por duas volutas. Entre estas uma pedra d'armas encimada por uma abertura em forma de losango. O frontão de remate da Capela é interrompido e apresenta ao centro uma cruz e de cada lado um pináculo. O muro limite da propriedade possui junto a um caminho de acesso uma abertura de entrada no quintal com elementos decorativos semelhantes aos da entrada principal.

Acessos

Redondelo, Lugar de Casas Novas, Rua Visconde do Rosário nº 9, Rua João de Sousa Vilhena

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Portaria n.º 443/2006, DR, 2.ª série, n.º 49 de 09 março 2006 *1

Enquadramento

Urbano. Constitui um gav. do pequeno aglomerado de Redondelo. Com portal de entrada a esquina do gav.. O passadiço sobre a R. Visconde do Rosário estabelece ligação entre a varanda da fachada principal da Casa e o terreno em frente. A Casa propriamente dita está adossada à R. Visconde do Rosário, sobre a qual se estende a escadaria principal e o passadiço. Perpendicularmente à Casa e sobre esta R. articula-se a Capela.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1747 / 1759 - Manuel Alvares Calvão manda construir o solar; 1933 / 1960 - habitação em regime de períodos de férias; 1970 - é propriedade dos irmãos Joaquim Vilhena Rodrigues, Maria Helena Ataíde Vilhena Rodrigues, Aníbal Ataíde Vilhena Rodrigues e Augusto Ataíde Vilhena Rodrigues; 1986 - aquisição do conjunto por Guilherme Almor de Alpoim Calvão; 1984, fevereiro - despacho determinando a classificação da casa, passadiço, pátio, portão de entrada, capela e quintal murado; 2010, 16 setembro - proposta da DRCNorte para uma Zona Especial de Proteção conjunta com o Solar dos Viscondes do Rosário e Zona "non aedificandi"; 2011, 09 fevereiro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura à definição de uma Zona Especial de Proteção conjunta.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocado pelo lado exterior e interior; Pavimentos em soalho de madeira; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; Caixilharias de madeira; Muro de vedação e portal em granito aparente; Escadaria principal e guarda da varanda da fachada principal em granito aparente; Cornija em cantaria de granito; Portão do portal em ferro pintado.

Bibliografia

Documentação Gráfica

(IPPAR) 86 / 29 - 3 (2)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; (IPPAR) 86 / 29 - 3 (2)

Documentação Administrativa

(IPPAR) 86 / 29 - 3 (2)

Intervenção Realizada

1970 - Substituição das coberturas.

Observações

*1 - ...DOF: incluindo a casa, passadiço, pátio, portão de entrada, capela e quintal murado. *2 - A capela foi mandada construir em louvor a Nª. Sª. da Piedade. O passadiço da Casa ligava a uma outra secundária, complementar à construção principal que foi vendida a um emigrante. Foi profundamente alterada. *3 - A aldeia de Redondelo conserva no seu conjunto características interessantes e apresenta ao longo das ruas casas com elementos decorativos requintados atestando a sua importância em épocas remotas.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login