Estátua-Menir do Marco / Barrela

IPA.00006014
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Jales
 
Menir de contorno antropomórfico, com anel de contenção na base. Estela-estátua não apresentando qualquer representação decorativa ou fisionómica.
Número IPA Antigo: PT011713160020
 
Registo visualizado 327 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Monumento escultórico    

Descrição

Estátua esculpida sobre um monólito com um contorno antropomórfico, apresentando características volumétricas próximas das naturais, sendo esquematicamente representada pelo esboço da silhueta da cabeça, a estilização dos braços e um tronco adelgaçado com alargamento para a base. Tem as faces paralelas aplanadas desprovidas de qualquer representação, não apresentando qualquer atributo social ou sexual. Encontra-se fixada verticalmente, com o soco calçado por pedras bem ajustadas.

Acessos

Vreia de Jales, Lugar do Marco, caminho de pé posto desde Barrela

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria nº 462/2012, DR, 2.ª série, n.º 183, de 20 setembro 2012

Enquadramento

Rural, isolado, numa pequena chã agricultada, junto ao caminho velho que conduz à Ponte do Arco.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: monumento escultórico

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular (terreno)

Afectação

Época Construção

Pré-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Pré-história - construção; 1997, 23 abril - proposta de abertura do processo de classificação da DRPorto; 02 maio - despacho de abertura do processo de classificação do Vice-Presidente do IPPAR; 2001, 31 julho - proposta de da DRPorto para a classificação como Imóvel de Interesse Público; 2006, 30 junho - devolução do processo de classificação à DRPorto para juntar proposta de Zona Especial de Proteção; 2010, 06 maio - nova proposta da DRCNorte para a classificação como Monumento de Interesse Público e definição de Zona Especial de Proteção; 2011, 23 fevereiro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura relativo à classificação e definição de Zona Especial de Proteção; 2011, 06 outubro - publicação do projecto de decisão de classificar o imóvel como Monumento de Interesse Público e fixação da respectiva Zona Especial de Protecção, em DR, 2.º série, n.º 192, anúncio n.º 14164/2011.

Dados Técnicos

Sistema estrutural elementar.

Materiais

Estrutura de granito.

Bibliografia

LOPES, António Baptista, SILVA, Armando Coelho F. da, PARENTE, João Ribeiro, CENTENO, Rui M.S., A estátua-estela do Marco (Vreia de Jales, Vila Pouca de Aguiar). Notícia preliminar, Portugalia, 15, Porto 1994, p. 147 - 153; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72790 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

A estátua-estela encontra-se a dividir os termos das aldeias de Barrela e de Cerdeira, implantando-se junto a um caminho velho que é identificado como uma via romana.

Autor e Data

Ricardo Teixeira e Paulo Amaral 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login