Castro da Lama de Ouriço / Cabeço da Muralha

IPA.00006009
Portugal, Vila Real, Valpaços, Tinhela e Alvarelhos
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico. Povoado fortificado / castro circundado por duas linhas de muralhas e no flanco S. uma linha de defesa exterior e construções habitacionais de planta circular e rectangular. Fosso escavado no afloramento e campo de pedras fincadas; junto ao povoado encontra-se um lagar escavado na rocha.
Número IPA Antigo: PT011712020011
 
Registo visualizado 298 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

Povoado fortificado circundado por duas linhas de muralhas, que chegam a atingir c. de 5 m de espessura, sendo complementado no flanco S., na zona de mais fácil acesso, por uma linha defensiva exterior, e parecendo detectar-se a E. um fosso escavado no afloramento, precedendo um campo de pedras fincadas. Parecem definir-se duas entradas nas linhas defensivas interiores. Nas plataformas interiores conservam-se vestígios de construções de planta circular e rectangular. Exteriormente à terceira muralha há referência a vestígios de construções que não conseguimos identificar. No exterior do povoado encontra-se um lagar escado na rocha.

Acessos

Alvarelhos, Estradão desde Lama de Ouriço na EM Sá - Alvarelhos, a partir do km 19 da EN 213

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986

Enquadramento

Rural, isolado, outeiro coberto com giestas e vegetação rasteira, sobranceiro a uma linha de água afluente do Ribeiro de Alvarelhos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Proto-história - construção e ocupação do povoado fortificado.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; muralhas construídas com silhares assentes em seco, em aparelho irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda; paredes das construções em dois paramentos.

Materiais

Muralhas e construções em granito; lagar escavado afloramento granítico.

Bibliografia

MONTALVÃO, António, Visitas a castros nos arredores de Chaves, ed. policopiada, Chaves, 1971, p. 52 - 58; MARTINS, A. V., Monografia de Valpaços, Porto, 1978, p. 53 - 54, 65; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74902 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Dado o espesso coberto vegetal não foi detectado qualquer espólio cerâmico. (1) Embora as muralhas sejam, no geral, discerníveis pelos taludes e amontoados de pedras. (2) O fosso está completamente entulhado e algumas pedras fincadas estão derrubadas.

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Amaral 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login