Casa na Rua do Abade de Baçal / Casa Onde Viveu o Abade de Baçal

IPA.00005985
Portugal, Vila Real, Chaves, Mairos
 
Casa de habitação unifamiliar, de construção oitocentista e caráter vernáculo, com planta simples, e fachadas em granito aparente, com aberturas reduzidas. Possui como elemento decorativo dois animais inseridos nos cunhais da casa, retratando uma raposa e um lobo, assemelhando-se a gárgulas.
Número IPA Antigo: PT011703160018
 
Registo visualizado 266 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Edifício de planta simples alongada, três frentes e dois pisos. Volume simples, com cobertura em telhado de três águas. A fachada voltada para a R. de Camões apresenta ao nível do primeiro piso uma porta e no segundo duas janelas. A fachada voltada para a R. do Abade Baçal, é marcada no seu eixo por uma porta ao nível do piso térreo e uma janela no piso superior. Tem-se acesso ao piso elevado através de uma escadaria adossada à fachada voltada para o pátio relacionado com a R. do Abade Baçal. Desta escadaria, duas portas, cada uma dando entrada para cada um dos compartimentos do piso superior. Em cada uma das duas esquinas da casa, junto ao beiral, destacam-se duas figuras esculpidas: uma raposa e um lobo.

Acessos

Mairos, Bairro da Carcavelha, gaveto da Rua do Abade Baçal e Rua de Camões

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 de novembro 1993

Enquadramento

Urbano, adossado a construções da R. de Camões e da R. do Abade Baçal. Entre o imóvel e a construção vizinha da R. do Abade Baçal existe um pequeno pátio aberto sobre a R. Deste pátio faz-se acesso ao piso elevado da Casa através de umas escadas em granito adossadas à construção.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1889 / 1896 - Foi habitação do Abade de Baçal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de granito aparente do lado exterior; Beiral executado com placas de xisto; Pavimento em soalho de madeira apoiado em estrutura de madeira; Paredes com acabamento a reboco estanhado no interior (piso elevado); Tectos do piso elevado em caixotões; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; Caixilharias de madeira de castanho; Escadaria exterior em granito.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O imóvel encontra-se em estado de iminente ruína. A raposa e o lobo encontram-se bastante deterioradas, sendo quase impossível a sua leitura. Dado o estado de conservação do imóvel e seu valor arquitectónico, julgo conveniente a análise da manutenção da classificação, e / ou revisão do grau de classificação. As chaves encontram-se no Sr. Jaime, residente na esquina em frente.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login